Mangá conscientiza jovens e cidadãos em geral sobre os direitos relativos à proteção de dados

O material apresenta de forma simples conceitos jurídicos complexos

Banner com fundo branco, cujo título, “Meus dados, meus direitos”, está centralizado em uma caix...

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), em parceria com a Comissão Nacional de Informática e Liberdades (CNIL) da França, e a Comissão de Proteção de Informações Pessoais (PIPC) da Coreia do Sul desenvolveram um mangá educativo intitulado "Meus Dados, Meus Direitos". O material, disponível gratuitamente no portal da ANPD, busca conscientizar e promover uma cultura de privacidade e responsabilidade digital.  

O mangá utiliza uma linguagem didática para apresentar, principalmente aos jovens, os direitos que cada cidadão tem em relação ao uso de dados na internet. De forma simples e visualmente atrativa, o material é especialmente adequado para utilização em ambientes educacionais. 

Os direitos relativos à proteção de dados

No material, o personagem principal Kim Ji-Won é orientado a cuidar da forma como expõe seus dados na internet e a conhecer seus direitos sobre gerenciamento de informações pessoais em sites e aplicativos.

A Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018, intitulada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garante nos artigos 17 e 18 os seguintes direitos: Direito de Acesso, Direito de Correção, Direito à Oposição, Direito à Eliminação e o Direito à Portabilidade de Dados. Ou seja, qualquer serviço deve informar quais dados do cidadão serão utilizados e para qual finalidade, permitir a correção de dados incorretos e encerrar o uso e/ou eliminar os dados se solicitado pelo cidadão. A transferência de dados de uma plataforma para outra também deve ser respeitada. 

O material propõe conscientizar a população de forma menos burocrática, sem utilizar termos complexos da legislação. Segundo o levantamento “Pesquisa de Privacidade do Consumidor Cisco”, realizado em 2024 pela organização Cisco, apenas quatro em cada dez brasileiros conhecem a legislação de proteção de dados do país.

Leia aqui o mangá. 


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.