Parceria busca promover ações de cidadania com a APAE Curitiba
O objetivo é desenvolver os projetos da EJE-PR entre os alunos e alunas da instituição

Na tarde desta terça-feira (15), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e representantes da APAE Curitiba reuniram-se para discutir uma parceria voltada ao desenvolvimento dos projetos de cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) na instituição, presente em 2,4 mil municípios do Brasil.
A APAE, reconhecida como a maior rede de apoio a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, atende os três graus de deficiência (leve, moderada e grave), oferecendo programas e serviços especializados nas áreas de educação, saúde e acolhimento institucional, com o objetivo de promover a inclusão e a garantia dos direitos para essas pessoas. Entre os projetos que poderão ser desenvolvidos na APAE Curitiba estão o Eleitor do Futuro, o Parlamento Jovem e o Por dentro da Justiça Eleitoral.
Eleitor do Futuro
O Programa Eleitor do Futuro tem como principal objetivo despertar, desde cedo, a consciência cidadã e a importância da participação no processo democrático. O programa busca aproximar crianças e adolescentes dos valores da democracia, incentivando a compreensão do funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Em 2024, o Eleitor do Futuro atendeu 16.401 estudantes em 46 escolas, consolidando-se como uma iniciativa essencial para a construção de uma sociedade mais participativa e engajada.
Parlamento Jovem
O projeto busca proporcionar aos jovens uma vivência prática do processo eleitoral e do funcionamento dos poderes do Estado, com ênfase no Poder Legislativo. Dessa forma, os participantes não apenas compreendem o papel das eleições, mas também aprendem sobre o impacto da política em suas comunidades.
Por dentro da Justiça Eleitoral
O programa Visitas - Por Dentro da Justiça Eleitoral visa aproximar os estudantes da Justiça Eleitoral e do funcionamento do sistema democrático. Ao receber estudantes nas dependências do TRE-PR, o projeto oferece uma experiência educativa e interativa, permitindo que os participantes compreendam a importância do processo eleitoral e da participação cidadã.
Presenças
Além do presidente desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estiveram presentes na reunião o presidente da APAE Curitiba, Paulo Roberto Michelon; o gerente de Comunicação da instituição, Paulo Fortunato; a responsável pelo relacionamento institucional e governamental da APAE Curitiba, Priscila Antunes; o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domício Prates Ribeiro Filho; a chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Mary Natsue Ogawa; a servidora e o servidor da Seção de Educação Para a Cidadania Política (SECP) Michele Scaranto e Rogério Takayassu Lemos; e a colaboradora Layane Mariah Klein Sabino.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

