Cartilha bilíngue voltada aos povos originários é tema de reunião nesta segunda-feira (16)
Presidente Sigurd Roberto Bengtsson recebeu o indígena Marcelo Gonçalves, que realizará a tradução do material do português para o guarani

Nesta segunda-feira (16), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, se reuniu com o indígena Marcelo Gonçalves, representante da Aldeia Araporã, localizada no município de Santa Helena, no oeste do estado. O encontro foi realizado no Gabinete da Presidência, no edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba.
Na ocasião, foram alinhadas questões relativas à produção de uma cartilha bilíngue com informações eleitorais voltadas aos povos originários. O indígena Marcelo Gonçalves, que esteve acompanhado de sua esposa Lucileia Chimenes, traduzirá o material do português para o guarani.
Após o encontro, os visitantes foram recebidos na sede do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral do Estado do Paraná (Sinjuspar) pela secretária da instituição, Angélica Schuindt. O coordenador geral do sindicato, Jonas Ruppert, autorizou a hospedagem sem custos, no alojamento da instituição.
A cartilha
De iniciativa da Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) e do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRE-PR, com apoio da ASFTRE, a cartilha tem como objetivo valorizar a cultura e a língua dos povos originários, além de levar informações sobre seus direitos para assegurar sua representatividade política. O material contará com informações sobre Título de Eleitor, cadastro eleitoral, candidaturas e eleições.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube