Psicóloga aborda as consequências da discriminação e do assédio em palestra no TRE-PR

Evento teve como objetivo destacar o impacto dessas práticas na saúde mental e no aspecto emocional das pessoas envolvidas

Fotografia em que aparecem várias pessoas posando sobre o palco do auditório do TRE-PR. Entre el...

Na tarde desta terça-feira (6), em continuidade aos eventos programados para a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu uma palestra sobre os impactos do assédio e da discriminação na saúde mental, ministrada pela psicóloga Adriana Karen do Rocio Vidal Baron. As ações, que têm como objetivo conscientizar o público interno, estendem-se até sexta-feira (9).

Assista ao evento na íntegra

Na ocasião, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou as ações promovidas ao longo desta semana, como as palestras voltadas à conscientização do público interno e a reunião realizada nesta terça-feira (9), que buscou incrementar políticas para fortalecer o combate ao assédio e à discriminação no âmbito do Tribunal. 

Em seguida, a psicóloga Adriana Karen do Rocio Vidal Baron apresentou as consequências dessas práticas na saúde mental e no aspecto emocional das pessoas envolvidas, com base na sua experiência de atuação no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). “As instituições têm o dever legal, ético e moral de prevenir e combater o assédio e a discriminação, como prevê a Resolução CNJ n° 351/2020”, reforçou.

A palestrante explicou os conceitos de assédio moral (que pode ocorrer de forma sutil, geralmente prolongada e repetitivamente), de assédio sexual (que inclui conotação sexual sem consentimento, podendo ser verbal, gestual ou físico) e de discriminação (que se refere ao tratamento desigual com base em características pessoais, como raça, gênero, orientação sexual, religião ou deficiência). Ela ressaltou que as pessoas envolvidas podem sofrer com doenças como ansiedade crônica, crises de pânico, síndrome de burnout, depressão, ideação suicida e transtorno de estresse pós-traumático. 

Como sugestão de boas práticas para as instituições, a psicóloga destacou o estabelecimento de normas claras sobre o assédio e a discriminação, a realização de treinamentos regulares, a disponibilização de canais de denúncia seguros e o monitoramento de indicadores. Ela mencionou ainda a importância de campanhas educativas, políticas de tolerância zero, formação de lideranças humanizadas e a promoção de rodas de conversa, escuta empática e educação emocional.

Presenças

Estiveram presentes no evento a juíza da 174ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, doutora Carla Melissa Martins Tria, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRE-PR no âmbito do 1º grau; a juíza da 29ª ZE de Imbituva, doutora Ana Paula Menon Loureiro Pianaro Angelo; o juiz da 175ª ZE, doutor Fernando Augusto Fabrício de Melo; a doutora Claudia Cristina Martins Tria, representando as Comissões de Assédio TJPR; e o auditor fiscal da Receita Federal Francisco Horst Bignardi Reinhardt.

Abertura

A programação teve início nesta segunda-feira (5) com uma exposição de fotografias do fotojornalista Sebastião Salgado e a palestra “Assédio e discriminação na sociedade contemporânea”, ministrada pela doutora em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Mirelle Neme Buzalaf. 

Próximos eventos

Na quarta-feira (7), às 14h, será realizado o lançamento do aplicativo “Respeito em Jogo”, desenvolvido pelo Superior Tribunal Militar (STM). O encontro terá a presença do juiz federal da Justiça Militar doutor Jorge Luiz de Oliveira da Silva, um dos criadores do app. 

Nos demais dias da semana, o TRE-PR promoverá ainda ações digitais e interativas pela internet e pela intranet. O evento é organizado pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRE-PR (1° e 2° graus).


SERVIÇO

Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

Período: de 5 a 9 de maio (segunda a sexta-feira)

Local: auditório do TRE-PR

Endereço: Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho (Curitiba/PR)

Programação: acesse os detalhes em PDF


Não compartilhe boatos! Acesse o
Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido