Servidor aposentado Marden Machado recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba
A concessão do título foi aprovada na sessão plenária desta segunda-feira (12)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, durante a sessão plenária desta segunda-feira (12), a concessão do título de Cidadão Honorário ao jornalista e servidor aposentado do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Marden Machado. O título é a maior homenagem concedida pela CMC para pessoas nascidas em outras cidades.
Nascido em 1963, na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Marden Machado cresceu em Teresina, no Piauí. É jornalista desde 1983, e, por 30 anos, ficou à frente da comunicação do TRE-PR. Ao longo dos anos, sempre manteve relação de confiança com autoridades e jornalistas, entre os quais é visto como referência em informação eleitoral. Apaixonado pelo cinema, é também roteirista e crítico da sétima arte.
Marden já recebeu outra homenagem em Curitiba, a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais, a mais alta honraria concedida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, em setembro de 2023.
Trajetória na Justiça Eleitoral
Marden veio transferido do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para o Paraná em 1992, quando começou a trabalhar no Almoxarifado. Mudou-se para Curitiba com a esposa, Marília, e os três filhos: Lucas, Philip e Danielle. No ano seguinte, em 1993, passou a atuar como assessor de imprensa. Seu primeiro desafio foi divulgar o rezoneamento de Curitiba, que aumentou de cinco para dez Zonas Eleitorais.
Trabalhou em 34 eleições, além das suplementares e das três em que participou a serviço da Organização das Nações Unidas (ONU) no Camboja, em Moçambique e no Timor Leste. Aposentou-se do TRE-PR em 2023.
Sua atuação ficou marcada pela criação da Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-PR, que facilitou o processo de comunicação entre o Tribunal e a sociedade.
No dia 29 de maio de 2024, em celebração ao Dia da Imprensa, comemorado no dia 1º de junho, Marden Machado foi homenageado pelos 30 anos de dedicação à Comunicação da Justiça Eleitoral do Paraná.
Cinema
Marden também é conhecido pelo amor à sétima arte. Já participou da curadoria de dois cinemas em Teresina, além de auxiliar na produção do primeiro longa-metragem piauiense, Cipriano, de 2001. Também auxiliou em outras produções audiovisuais desde então. Já publicou quatro livros relacionados ao cinema e possui mais de 5,3 mil filmes comentados em seu site Cinemarden.
Em 2021, o jornalista tornou-se membro da Academia Brasileira de Cinema e, em 2022, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine). Desde 2017, é curador do Cine Passeio. Fala sobre filmes nas rádios CBN Curitiba e Londrina e no Jornal Plural.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

