Bandeira do TRE-PR é instituída como um dos símbolos da instituição
A resolução foi aprovada pela Corte do TRE-PR na última segunda-feira (17)

Na última segunda-feira (17), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aprovou, de maneira unânime, a Resolução nº 960/2025, que cria a bandeira oficial da Justiça Eleitoral do Paraná como um dos símbolos institucionais. Assim como o hino, a bandeira do TRE-PR representa a sua identidade, demonstrando o seu propósito e a sua relação com a sociedade.
Simbologia da bandeira
Representando as cores institucionais típicas do estado do Paraná, a bandeira possui em seu fundo, majoritariamente, as cores branco, verde e azul. Elas aparecem em formatos de triângulos (dois brancos nas laterais, um azul na parte superior e outro verde na divisão inferior).
A paisagem, que possui os três planaltos do Paraná, simboliza o alcance da Justiça Eleitoral em todo o estado. No centro, a araucária, símbolo de longevidade e resistência, é adornada pela balança da justiça em ouro, que remete ao equilíbrio e à imparcialidade inerentes ao Poder Judiciário Eleitoral.
Os elementos externos de adorno em volta do escudo, mostram um ramo de erva-mate à direita e um ramo de café à esquerda, fazendo alusão à cultura e à economia do Paraná. A cor amarela, presente nos ornamentos, simboliza fidelidade e constância. Dessa forma, a bandeira resume a missão do TRE-PR, conectando seus princípios éticos e de justiça com a rica cultura e o território do estado.
Hino do TRE-PR
O hino institucional da Justiça Eleitoral do Paraná foi instituído por meio da Resolução TRE-PR n° 883/2022, como forma de simbolizar a história, os valores e a missão do TRE-PR com a sociedade. A produção da letra e melodia da canção foi desenvolvida pela servidora Simone Hembecker e o arranjo, realizado pelo agente administrativo da Prefeitura de Curitiba Luciano Eduardo França, que atuou como requisitado no Tribunal.O hino do TRE-PR foi o terceiro criado para a Justiça Eleitoral, juntamente com o TRE do Rio Grande do Sul e do Pará.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

