Fórum Eleitoral de Maringá inaugura sala calma
Evento, que aconteceu nesta sexta-feira (24), contou com a presença do presidente Sigurd Roberto Bengtsson

Nesta sexta-feira (24), o Fórum Eleitoral de Maringá inaugurou a sala calma de sua Central de Atendimento ao Eleitor. A solenidade contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
De acordo com o presidente do TRE-PR, as salas calmas dão visibilidade às pessoas com deficiência: “contamos com a participação de todas as pessoas tanto como eleitoras quanto como mesárias ou colaboradoras da Justiça Eleitoral”. “Parabenizo todas as servidoras e todos os servidores dos Cartórios Eleitorais de Maringá pelo engajamento nesta causa”, concluiu o desembargador.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR, estiveram presentes à inauguração a juíza da 66ª Zona Eleitoral (ZE) de Maringá, doutora Carmen Lucia Rodrigues Ramajo; o procurador da República doutor Henrique Gentil Oliveira; o promotor de Justiça doutor André Delgrossi Assumpção; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o secretário da Pessoa com Deficiência, Marco Aurélio da Silva, representando o prefeito de Maringá, Silvio Barros; o delegado da Polícia Federal doutor Thiago Pozza; o representante da APAE Maringá, Ademir Anastácio Antônio; o vereador Ítalo Maroneze; a vereadora Ana Lúcia Rodrigues; e a representante da Associação Maringaense de Autistas, Ana Lídia Magiatto.
Capacitação
Antes da solenidade, a Assessoria de Acessibilidade (AIA) do TRE-PR, representada pelo servidor Diogo Fraga Ferreira e pela colaboradora Thami Joanna Nascimento, promoveu uma capacitação sobre a inclusão de pessoas com deficiência voltada às atendentes e aos atendentes da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).
A capacitação abordou o uso da sala calma, as diretrizes para o atendimento de eleitoras e eleitores com deficiência, o capacitismo, o novo símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU) para acessibilidade, entre outros temas relacionados à inclusão.
Salas calmas
As salas calmas são um espaço reservado e tranquilo, sem estímulos visuais ou auditivos excessivos, projetado para acolher pessoas neurodivergentes ou que precisam regular suas emoções. Os ambientes são sinalizados com a ilustração de girassóis, utilizados nacionalmente para identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes, conforme previsto pela Lei n° 14.624/2023. Para ter acesso aos locais, basta a eleitora ou o eleitor relatar seu desejo.
TRE-PR e a inclusão
A inclusão é um dos pilares da Gestão 2024-2025 da Justiça Eleitoral do Paraná, que realiza uma série de ações com o objetivo de promover a remoção de barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais que impedem as pessoas com deficiência de exercerem seus direitos.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

