TRE-PR participa das eleições de autodefensores da APAE Santa Felicidade

Evento, que ocorreu nesta segunda-feira (20), utilizou urnas eletrônicas emprestadas pela Justiça Eleitoral do Paraná

Fotografia em que se veem várias pessoas posando em pé, entre elas o presidente Sigurd Roberto B...

Nesta segunda-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou das eleições para a escolha dos autodefensores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Felicidade, na capital do estado. A Justiça Eleitoral do Paraná emprestou urnas eletrônicas para a realização da eleição.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, cumprimentou nominalmente as candidatas e os candidatos e convidou os eleitos a participarem da diplomação na sede da Justiça Eleitoral do Paraná. Ele destacou uma frase que fez parte da campanha para lembrar a importância das eleições: “Deficiência não define; oportunidade transforma”.

“Hoje, o TRE sai da teoria e encontra a prática, da cidadania, dos direitos e deveres das pessoas”, pontuou o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domicio Prates Ribeiro Filho. Ele lembrou que o apoio da Justiça Eleitoral do Paraná colabora com a legitimidade das futuras e ou dos futuros representantes que serão eleitos com o suporte das urnas eletrônicas.

De acordo com o presidente da APAE Curitiba, Paulo Roberto Michelon, a eleição é uma obrigatoriedade estatutária. “Apesar disso, trata-se de uma oportunidade de mostrar às estudantes e aos estudantes que eles podem exercer seus direitos e a sua cidadania”, esclareceu.

A diretora da APAE Santa Felicidade, Soeli Morais, ressaltou a importância de as alunas e os alunos elegerem seus representantes: “É o momento de ouvir nossos alunos, de dar voz e autonomia a eles, tendo em vista que eles mesmos vão poder votar, usando urnas eletrônicas”.

Fotografia em que se veem várias pessoas usando uniformes azuis esperando em filas para votar em...

Autodefensores 

As autodefensoras e os autodefensores da APAE são alunas e alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla, eleitos por eles mesmos, que se tornam porta-vozes para defender os interesses e direitos de seus colegas. Participam ativamente das decisões, sugerem melhorias para os atendimentos e atuam como líderes e representantes em eventos e discussões. Nas eleições desta segunda-feira, foram eleitos Fernando Parreira Roberto, com 100 votos e Gortiana Villalba, com 97 votos.  

A autodefensora reeleita destacou sua vontade de lutar e participar ativamente de decisões que sejam as melhores para a comunidade: “Fiquei muito feliz pelos alunos votarem em mim. É uma honra poder defender e representar novamente os direitos dos meus colegas”, disse ela.

O autodefensor Fernando explicou que o seu maior objetivo é fazer com que as pessoas com deficiência se sintam representadas por meio de suas ações. “Agradeço a todos os alunos que votaram em mim. Continuarei realizando o meu trabalho, com muito carinho e respeito, para que isso seja possível”.  



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.