TRE-PR participa das eleições de autodefensores da APAE Santa Felicidade
Evento, que ocorreu nesta segunda-feira (20), utilizou urnas eletrônicas emprestadas pela Justiça Eleitoral do Paraná

Nesta segunda-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou das eleições para a escolha dos autodefensores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Felicidade, na capital do estado. A Justiça Eleitoral do Paraná emprestou urnas eletrônicas para a realização da eleição.
Na abertura do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, cumprimentou nominalmente as candidatas e os candidatos e convidou os eleitos a participarem da diplomação na sede da Justiça Eleitoral do Paraná. Ele destacou uma frase que fez parte da campanha para lembrar a importância das eleições: “Deficiência não define; oportunidade transforma”.
“Hoje, o TRE sai da teoria e encontra a prática, da cidadania, dos direitos e deveres das pessoas”, pontuou o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domicio Prates Ribeiro Filho. Ele lembrou que o apoio da Justiça Eleitoral do Paraná colabora com a legitimidade das futuras e ou dos futuros representantes que serão eleitos com o suporte das urnas eletrônicas.
De acordo com o presidente da APAE Curitiba, Paulo Roberto Michelon, a eleição é uma obrigatoriedade estatutária. “Apesar disso, trata-se de uma oportunidade de mostrar às estudantes e aos estudantes que eles podem exercer seus direitos e a sua cidadania”, esclareceu.
A diretora da APAE Santa Felicidade, Soeli Morais, ressaltou a importância de as alunas e os alunos elegerem seus representantes: “É o momento de ouvir nossos alunos, de dar voz e autonomia a eles, tendo em vista que eles mesmos vão poder votar, usando urnas eletrônicas”.

Autodefensores
As autodefensoras e os autodefensores da APAE são alunas e alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla, eleitos por eles mesmos, que se tornam porta-vozes para defender os interesses e direitos de seus colegas. Participam ativamente das decisões, sugerem melhorias para os atendimentos e atuam como líderes e representantes em eventos e discussões. Nas eleições desta segunda-feira, foram eleitos Fernando Parreira Roberto, com 100 votos e Gortiana Villalba, com 97 votos.
A autodefensora reeleita destacou sua vontade de lutar e participar ativamente de decisões que sejam as melhores para a comunidade: “Fiquei muito feliz pelos alunos votarem em mim. É uma honra poder defender e representar novamente os direitos dos meus colegas”, disse ela.
O autodefensor Fernando explicou que o seu maior objetivo é fazer com que as pessoas com deficiência se sintam representadas por meio de suas ações. “Agradeço a todos os alunos que votaram em mim. Continuarei realizando o meu trabalho, com muito carinho e respeito, para que isso seja possível”.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

