Jovem eleitor de 15 anos com mobilidade reduzida é atendido pelo programa Cidadania Plena em Candói
Eduardo Smolak aproveitou a ação promovida nos dias 2 e 3 de setembro

Durante os atendimentos realizados pelo programa Cidadania Plena em Candói, nos dias 2 e 3 de setembro, o jovem Eduardo Smolak de Abreu, de 15 anos, que possui mobilidade reduzida, realizou seu alistamento eleitoral, garantindo sua participação nas Eleições 2026.
Eduardo compartilhou com a equipe da Justiça Eleitoral sua ansiedade para obter o Título de Eleitor: "Eu estava muito ansioso por esse momento! Queria muito ter esse documento e poder votar nas próximas eleições”. Durante o atendimento, ele também conheceu as ações de inclusão e acessibilidade promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Entre as ações, está o incentivo para que pessoas com deficiência (PcD) possam participar das eleições como mesárias e mesários. Eduardo, que ainda não pode se inscrever como mesário na próxima eleição por não ter atingido a maioridade, revelou que a atuação como mesário está nos seus planos: “Assim que puder, quero contribuir com a Justiça Eleitoral”.
Alistamento Eleitoral
O alistamento eleitoral é permitido para jovens desde os 15 anos de idade, mas somente aos 16 anos é permitida sua participação como eleitor. É possível realizar o alistamento pela internet, via Autoatendimento, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de dúvidas, o TRE-PR publicou orientações sobre como realizar o alistamento eleitoral.
Mesários PcD
Em 2024, o TRE-PR iniciou uma campanha para convidar as pessoas com deficiência a participar das eleições como mesárias. No mesmo ano, durante as eleições municipais, 2.052 pessoas com deficiência atuaram como mesárias e mesários no Paraná, o que representou um aumento de 1.016% em relação aos números das eleições de 2020. O número de pessoas com deficiência que atuaram nas Eleições 2024 no Paraná representou mais de 32% das nomeações dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país.
Ao preencher o cadastro para se voluntariar, a eleitora ou eleitor pode indicar sua eventual deficiência, de forma que a Justiça Eleitoral possa conhecer as necessidades para melhor atendê-los.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

