Sala calma para atendimento de pessoas com deficiência e com TEA é inaugurada em Cascavel
Evento, realizado na última sexta-feira (12), contou com a participação do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson

Na última sexta-feira (12), foi realizada a inauguração da sala calma do Fórum Eleitoral de Cascavel, um espaço sem estímulos visuais ou auditivos destinado ao atendimento humanizado de pessoas com deficiência ou com transtorno do espectro autista (TEA). A solenidade foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, autoridades locais, servidoras e servidores.
A sala calma de Cascavel é sinalizada com a ilustração de girassóis, utilizados nacionalmente para identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes, conforme previsto pela Lei n° 14.624/2023. No espaço, que conta com abafador de ruídos, cadeiras de espera e tapete, as eleitoras e os eleitores podem solicitar, por exemplo, a emissão, revisão ou transferência do Título Eleitoral. Para ter acesso ao ambiente, basta relatar o desejo ao chegar no local.
Presenças
Além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, estiveram presentes à inauguração a juíza da 143ª Zona Eleitoral (ZE), doutora Claudia Spinassi; o juiz da 68ª ZE, doutor Osvaldo Alves da Silva; o presidente da Câmara de Cascavel, vereador Tiago Almeida; o diretor legislativo de Câmara de Cascavel, Rafael Ximim; o major Murilo Sinque de Paula, representando o Corpo de Bombeiros; a diretora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Cascavel, Wagna Sutana; a professora na APAE Fatima Eckstein; a representante da Associação de Mães de Autistas de Cascavel (AMAC), Samantha Sitnik; e a representante do Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Direitos de Autista de Cascavel, Idilsa Fermo.

Reunião e capacitação
Antes da inauguração, chefes de Cartórios Eleitorais dos municípios de Cascavel, Coronel Vivida e Pato Branco participaram de uma reunião com o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson para apresentar as demandas das suas ZEs.
Na sequência, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores participaram de uma capacitação sobre o uso da sala calma e as diretrizes para o atendimento de eleitoras e eleitores com deficiência. A aula foi ministrada pela colaboradora Thami Joanna Nascimento e pelo servidor Diogo Fraga Ferreira, ambos da Assessoria de Acessibilidade (AIA) do TRE-PR.
Inauguração em Foz do Iguaçu
Na última quinta-feira (11), o presidente Sigurd Roberto Bengtsson também participou da inauguração da sala calma do Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu. A iniciativa faz parte das ações de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Paraná, que tem a inclusão como um dos pilares da Gestão 2024-2025.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

