Conheça as ações de sustentabilidade do TRE-PR
Nesta segunda-feira (26), é celebrado o Dia Internacional da Energia Limpa e o Dia Mundial da Educação Ambiental

Nesta segunda-feira (26), é celebrado o Dia Internacional da Energia Limpa, que representa um momento para reflexão sobre a forma como as pessoas produzem e consomem energia e sobre a necessidade da utilização de fontes renováveis, e o Dia Mundial da Educação Ambiental, data que visa reforçar a importância do aprendizado sobre a sustentabilidade, incentivando que os cidadãos repensem as suas pequenas atitudes do dia a dia, como economizar energia e evitar desperdícios.
A servidora Marilene Maria Walesko, do Gabinete da Secretaria de Administração do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), explica que a energia limpa e a educação ambiental são essenciais para o desenvolvimento ecológico. “Existem projetos, como a usina solar do TRE-PR, que mostram que é possível transformar conhecimento em ação, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente para todos”.
Confira as principais soluções do TRE-PR voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental:
Usina Fotovoltaica
A usina fotovoltaica do TRE-PR , localizada em Paranavaí (PR), é um exemplo de fonte renovável, que causa menos impacto no meio ambiente e ajuda a diminuir a poluição e combater as mudanças climáticas. O projeto aproveita a energia do sol para compensar a energia utilizada para realizar parte das atividades da instituição, reduzindo custos e diminuindo a emissão de poluentes.
Inaugurada em junho de 2019, a usina é equipada com 6,2 mil placas solares, que produzem cerca de 263 mil quilowatts/mês, o suficiente para compensar 100% do consumo do TRE-PR. A energia é repassada para uma estação da Companhia Paranaense de Energia (Copel), situada a 800 metros do local.
Ações de sustentabilidade
- Estação Sustentabilidade: visa minimizar o impacto dos resíduos produzidos pelo Tribunal no meio ambiente, com a realização de coletas periódicas e a destinação adequada dos materiais para evitar o descarte inadequado na natureza.
- Instalação de cisternas: auxiliam na economia de água, reaproveitando a água da chuva, que é usada, entre outras atividades, para regar plantas e lavar calçadas.
- Recolhimento de tampinhas plásticas: busca reduzir o descarte incorreto. O material arrecadado é destinado ao apoio de causas sociais, atendendo a instituições como o Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, que reverte os resíduos em fraldas geriátricas para as pessoas idosas carentes.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

