Seja mesário voluntário nas Eleições 2026
Eleitores podem se inscrever pelo site do TRE-PR, pelo app e-Título ou presencialmente em um Cartório Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) convida os eleitores paranaenses a atuarem como mesários e colaboradores nas Eleições Gerais de 2026. As pessoas que trabalharem na função, além de terem direito a uma série de benefícios, contribuem para o processo eleitoral e para o fortalecimento da democracia.
Para o pleito deste ano, serão necessários aproximadamente 107 mil mesários e 27 mil colaboradores. Nas Eleições Municipais de 2024, no Paraná, 69% dos nomeados (74.162 pessoas) se inscreveram para atuar na função como voluntários, superando a média nacional, que ficou em torno de 52%, conforme dados do portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A alta porcentagem de mesários voluntários na última eleição também se refletiu nas cidades com maior eleitorado do estado. Em Curitiba, 76% do total (12.346 pessoas) se inscreveram por vontade própria; em Londrina, 60% (2.835); em Maringá, 88% (3.371); em Ponta Grossa, 69% (2.151); em Cascavel, 78% (2.185); em São José dos Pinhais, 77% (1.946); e em Foz do Iguaçu, 90% (2.230).
Confira um quadro comparativo das últimas eleições:
Porcentagem de mesários voluntários | |||
Localização |
Eleições 2024 |
Eleições 2022 |
Eleições 2020 |
Paraná |
69% |
56% |
49% |
Brasil |
52% |
47% |
43% |
Benefícios
Quem atuar como mesário também tem direito a benefícios como dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral, vale refeição no valor de R$ 65,00 em cada turno da eleição, horas extracurriculares para estudantes universitários por meio do projeto Universidade Amiga (Uniamiga), direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos no Paraná e, caso previsto no edital, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.
Acesse o canal do mesário para mais informações!
Quem pode e quem não pode atuar na função
✅Podem trabalhar nas eleições eleitores com 18 anos de idade ou mais, desde que estejam quites com a Justiça Eleitoral. Para verificar sua condição, a pessoa deve acessar o Autoatendimento Eleitoral, clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 6).
❌Não podem atuar na função candidatas e candidatos e seus parentes até segundo grau (incluindo os por afinidade) e cônjuges; membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; e pessoas que pertencem ao serviço eleitoral.
Inscrição
O interessado deverá preencher formulário específico no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ou acessar a opção “Mesário Voluntário” pelo aplicativo e-Título, disponível em plataformas iOS e Android. Também é possível realizar o cadastro comparecendo ao Cartório Eleitoral de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Justiça Eleitoral informa que o cadastro voluntário garante prioridade na convocação para as Eleições Gerais de 2026, mas não significa convocação imediata, dependendo da análise de vaga na sua Seção Eleitoral ou em locais próximos.
Atividades dos mesários
A mesária ou o mesário é a pessoa que trabalha nas mesas receptoras de votos e de justificativas, realizando todos os trâmites na Seção Eleitoral para receber e orientar o eleitorado no momento da votação.
Entre as atribuições dos mesários estão identificar a eleitora ou o eleitor e entregar o comprovante de votação; conferir o preenchimento de Requerimentos de Justificativa Eleitoral (RJEs); redigir a Ata da Mesa Receptora, na qual deverão ser anotadas, durante os trabalhos, todas as ocorrências; e observar, na organização da fila de votação, as pessoas que têm prioridade de voto.
Campanha
O TRE-PR promove a campanha “Sou Mesário #TrabalhoPelaDemocracia” para incentivar a participação de eleitores como mesários, um papel que representa o elo entre a Justiça Eleitoral e o eleitorado. Com sua participação cívica e democrática, as pessoas que atuam na função contribuem para a lisura, a transparência e a organização do dia da eleição.
Eleições 2026
As Eleições Gerais de 2026, nas quais serão eleitos o Presidente da República, governadores, dois senadores por estado, deputados federais e estaduais/distritais estão marcadas para o dia 4 de outubro e, se houver segundo turno, para o dia 25 de outubro.
Acesse os links úteis do TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

