Uma nova forma de atender: serviços on-line foram destaque neste final de prazo

Foram mais de 56 mil requerimentos pelo serviço Título Net, além da solução de dúvidas por telefone, por e-mail e pelas redes sociais

Banner em fundo rosa onde se vê um coração ao lado do número 100

Neste final de prazo, a Justiça Eleitoral do Paraná mobilizou uma força tarefa de servidores, estagiários e colaboradores para atender milhares de eleitores que fizeram transferência, regularizaram a situação ou tiraram o título de eleitor pela primeira vez. Só que em vez de permanecer nas usuais filas que se formam neste período em frente aos fóruns eleitorais, as pessoas resolveram suas pendências com a Justiça Eleitoral sem sair de casa.

“A pandemia do Covid-19 está nos ensinando muita coisa. O atendimento remoto, por meio da tecnologia, foi um caminho que a pandemia nos ensinou. Com certeza ele veio para ficar, claro, sem nunca substituir o atendimento da população mais humilde, que ainda não tem acesso a esse tipo de recurso”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula.

No total, foram registrados mais de 56 mil requerimentos pelo Título Net, além de milhares de e-mails e contatos telefônicos. Foram quase 300 mil acessos de 1 a 6 de maio ao Portal do TRE-PR, sendo 106.927 deles só no dia 6, último dia para regularizar a situação eleitoral antes das Eleições 2020.

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Só nos perfis das redes sociais - Facebook, Twitter, Instagram – houve 229 atendimentos nos primeiros dias de maio, a maioria para tirar dúvidas sobre a instabilidade apresentada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocasionada pelo grande número de acessos simultâneos.

Os perfis do tribunal nas redes sociais também atingiram recordes de audiência. De 4 a 6 de maio, a Justiça Eleitoral paranaense alcançou de forma orgânica, ou seja, sem impulsionamento pago, 14.647 pessoas só no Facebook com as campanhas e postagens sobre serviços ao eleitor.

Um vídeo explicativo sobre o serviço Título Net, disponibilizado no YouTube, registrou mais de 10 mil visualizações. Esse mesmo vídeo, publicado no dia 28 de abril no Facebook, teve um alcance estimado de 7,6 mil pessoas, também sem impulsionamento pago, apenas de forma orgânica.

Justiça Eleitoral na palma da mão

A presença massiva da Justiça Eleitoral nos meios digitais também se revelou com a evolução do número de eleitores que fizeram, em smartphones e tablets, o download do aplicativo e-Título, versão digital do título de eleitor disponível nas lojas Google Play e Apple Store.

No mês de março, 1,3 milhão de pessoas possuíam o app, contingente que quase dobrou, passando para 2,1 milhões neste início de maio. O aplicativo fornece ao eleitor informações sobre sua situação cadastral, bem como sobre a zona, local e seção eleitoral em que vota, além de possibilitar a emissão das certidões de Quitação Eleitoral e de Crimes Eleitorais.

Perdeu o prazo pra regularizar seu título? Saiba o que fazer

Elogios

O atendimento dos eleitores on-line recebeu elogios dos eleitores. Confira alguns deles:

 

“Eu amo um perfil esclarecedor e que há engajamento em boas ações. Perfeito! Perfeito!”

Andreia Araujo via Instagram (@andreia_araujog)

 

“Vocês são demais, obrigado pelo apoio.”

Giliardi de Lima via Twitter (@giliardidelima)

 

"Obrigada! Amei conversar com vocês. Nem parece que é o governo”

Rebeca Brizola via Instagram

 

“Muito bem explicado. Muito obrig.”

Valdelene Teixeira via YouTube              

 

Texto: Beatriz Tedesco
Imagem: iStock e reproduções
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

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