Kick-Off Eleições 2026: preparação aborda tecnologia da informação, planejamento e cidadania
Na segundo dia do evento, foi realizada a solenidade de hasteamento da bandeira do TRE-PR

Nesta quinta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu o segundo dia do Kick-Off 2025 com palestras sobre temas como tecnologia da informação, planejamento de eleições e cidadania. Na ocasião, também foi realizada a solenidade de hasteamento da bandeira do TRE-PR. O evento, que se estende até sexta-feira (5), conta com a participação de mais de 300 representantes de Cartórios Eleitorais de todo o estado, reunidos na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba.

Hasteamento da bandeira do TRE-PR
Durante a manhã, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e a diretora-geral, Solange Maria Vieira, conduziram a cerimônia de hasteamento da bandeira da Justiça Eleitoral do Paraná, que foi instituída pela Resolução n° 960/2025 como um dos símbolos do órgão. A sua criação foi aprovada, de forma unânime, pela Corte do Tribunal no dia 17 de novembro deste ano.
Segundo o chefe da Assessoria Militar da Justiça Eleitoral do Paraná, major Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, a recém-criada bandeira, assim como o hino do TRE-PR, lançado em junho de 2025, fazem referência a elementos tipicamente paraenses. “Procuramos trazer essa significação simbólica e essa sensação de pertencimento”, descreveu.
Ele cita entre as simbologias as cores da bandeira do estado e a presença da Araucaria angustifolia. “Ao centro do pinheiro-do-paraná também está a sigla do TRE-PR e a balança da Justiça, que representa o equilíbrio”, explicou. De acordo com o major Nairo, a bandeira ilustra ainda os três planaltos paranaenses, o primeiro (Curitiba), o segundo (Ponta Grossa) e o terceiro (Guarapuava).
O chefe da Assessoria Militar do TRE-PR também destaca a presença da erva-mate, que já foi considerada o “ouro verde paranaense”, e o pé de café que, segundo ele, remonta a época das imigrações para o interior do estado para o cultivo das lavouras. “Sempre o [símbolo] da direita é mais antigo do que o da esquerda. A erva-mate foi uma das primeiras riquezas do Paraná e, mais tarde, o café, principalmente com a vinda de japoneses”, ressaltou.
Palestras
Pela manhã, foram realizadas apresentações da Secretaria de Tecnologia da Informação (SECTI), ministradas pelo secretário Gilmar Jose Fernandes de Deus; pela coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach; pelo coordenador de Serviços de TI, Marcos Fábio Portela; e pelo coordenador de Infraestrutura de TI, Max Luiz De Carvalho. Eles abordaram temas como os sistemas eleitorais e de apoio às eleições, a infraestrutura de TI necessária para o pleito e as urnas eletrônicas.
No período da tarde, as apresentações foram iniciadas pela Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação (Secplei) e foram realizadas pelo secretário Valcir Mombach; pela assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio; pelo chefe da seção de Apoio ao Cidadão e Comunidades (SACCDA) Claudemir Pereira de Carvalho; pelo servidor da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB), Daniel Galuch e pelos servidores do grupo de integração. Os temas apresentados foram o plano integrado das eleições, o Portal das Eleições, acessibilidade, inclusão, inovação, Cidadania Plena, contratos de eleição, planejamento estratégico e memória institucional.
A secretária Judiciária, Danielle Cidade Morgado Maemura, expôs uma retrospectiva da última eleição geral, realizada em 2022, e apresentou uma projeção para 2026. Ela destacou ainda as alterações legislativas para o ano que vem, as regras de competência para Registro de Candidaturas e a nova estrutura da SECJUD.
Na sequência, o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domício Prates Ribeiro Filho, abordou os projetos do plano anual de trabalho para 2026. A chefe da Seção de Capacitação, Ana Paula Winters Bosco Scuissiatto, e o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política, Frederico Rafael Martins de Almeida, apresentaram as atividades dos seus setores. Por fim, a chefe de Cartório da 66ª Zona Eleitoral (ZE), Patricia Gasparro Sevilha, explicou sobre o projeto “Saber Eleitoral”.
Ao final, foi realizada a solenidade de encerramento da campanha “Papai Noel dos Correios 2025” na Justiça Eleitoral do Paraná, que arrecadou mais de 270 presentes de Natal para crianças e adolescentes, e a Noite dos Food Trucks, uma confraternização para as servidoras e os servidores. As iniciativas foram promovidas pela Associação dos Funcionários do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (ASFTRE).
Demais dias de evento
Realizado nesta quarta-feira (3), o primeiro dia do Kick-Off contou com cerimônia de abertura realizada pelo desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e a diretora-geral Solange Maria Vieira. Em seguida, foram ministradas palestras voltadas à Gestão de Pessoas, com os seguintes temas: “O que nos faz humanos”, “Suporte Básico de Vida: a atitude salva”, “Comunicação e colaboração nas eleições”, “Ansiedade e eleições: gerenciando o futuro no presente” e “Letramento Masculino no Ambiente de Trabalho”.
No último dia do evento, na sexta-feira (5), ocorrerão palestras de representantes da Corregedoria Regional Eleitoral do Paraná (CRE-PR), do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral do Estado do Paraná (Sinjuspar), da Secretaria de Administração (SECAD) e da Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM). O encerramento do evento está previsto para acontecer por volta das 18h.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube













