Sorteio da Auditoria de Votação Eletrônica é realizado

O evento foi realizado neste sábado, no Auditório do TRE-PR

tre-pr sorteio seções

Aconteceu neste sábado (6), no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), sorteio das urnas que passarão pela Auditoria de Votação Eletrônica, disciplinada pela Resolução-TSE nº 23.550/2017.

Foram sorteadas para a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, de Curitiba, a seção 362 da 176ª ZE (localizada na CEI David Carneiro, Escola Municipal); do interior, foram sorteadas a seção 11 da 23ª ZE de Ribeirão Claro (localizada na Escola Municipal Correia de Freitas), a seção 140 da 32ª ZE de Palmas (localizada na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima) e a seção 9 da 131ª ZE de Barracão (localizada na Escola Estadual Bom Jesus). Já para a Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas, foram sorteadas a seção 184 da 175ª ZE de Curitiba (localizada na Escola Municipal Mansur Guerios), a seção 88 da 102ª ZE de Mandaguaçu (localizada no Colégio Estadual Parigot de Souza), a seção 321 da 41ª ZE de Londrina (localizada no Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros), a seção 6 da 21ª ZE de Siqueira Campos, (localizada na Escola Estadual Gabriel Bertoni, município de Salto do Itararé), a seção 12 da 63ª ZE de São Jerônimo da Serra (localizada na Escola Municipal Cícero Bittencourt Rodrigues, no município de Santa Cecília do Pavão), a seção 185 da 50ª ZE de Araucária (localizada na Escola Municipal Elirio Alves Pinto), a seção 188 da 73ª ZE de Pato Branco (localizada na Escola Mater Dei) e a seção 153 da 98ª ZE de Ubiratã (localizada no Cnetro de Referência da Assistência Social Benedita Rosa, no município de Juranda).

A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicastestará o funcionamento dos equipamentos sob condições normais de uso. Uma empresa de auditoria privada e o Tribunal de Contas da União (TCU) acompanharão a atividade, que acontecerá no Fórum Eleitoral de Curitiba neste domingo (7), ao mesmo tempo em que será realizada a votação.

As urnas do interior sorteadas serão transportadas ainda neste sábado para Curitiba com a ajuda de um avião cedido pela Casa Militar. As equipes de apoio formadas por servidores do TRE-PR estão em cidades-chave (Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava) para auxiliar no transporte terrestre quando assim exigir a celeridade da operação. As urnas retiradas para a auditoria serão substituídas por outras de contingência.

Já a Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemasserá realizada nos próprios locais de votação das oito seções eleitorais sorteadas, em momento anterior à emissão da zerésima (relatório expedido pela urna que comprova que não há votos registrados antes do início da votação).

Essas urnas passarão por uma verificação das assinaturas e dos resumos digitais realizada por um programa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relatório de resumos digitais poderá ser impresso em até 3 (três) vias, mantendo-se, obrigatoriamente, uma cópia para compor a ata da auditoria e colocando-se as demais à disposição dos fiscais dos partidos políticos e dos representantes da OAB e do Ministério Público para conferência dos resumos digitais com aqueles publicados no site do TSE.

Estiveram presentes ao sorteio o presidente do TRE-PR, Des. Luiz taro Oyama; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, Des. Gilberto Ferreira; o juiz-membro da Corte, Dr. Jean Carlo Leeck; a juíza da 177ª ZE de Curitiba e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Dra. Mayra Rocco Stainsack;  o procurador da República Adriano Barros Fernandes; o diretor-geral do TRE-PR, Dr. Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann; o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PR, Gilmar José Fernandes de Deus; o secretário de Gestão de Pessoas. Reinaldo Antônio da Silva Demeterco; e 110 estudantes universitários, responsáveis pelo preenchimento das cédulas que serão utilizadas na Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido