Corregedoria realiza correição em Marechal Cândido Rondon
Corregedoria realiza correição em Marechal Cândido Rondon

A Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, dando continuidade ao cumprimento do calendário de correições previsto para o ano de 2015, realizou nesta segunda-feira, 10, correição na 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon. O Corregedor Regional Eleitoral, Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen conduziu os trabalhos de correição no Fórum Eleitoral Des. Antônio Leopoldo dos Santos, onde foi recebido pelo Juiz Eleitoral, Dr. Clairton Mário Spinassi e pelo Promotor Eleitoral, Dr. Ricardo Barison Garcia. Na ocasião foram verificados os serviços eleitorais no município.
Estavam presentes as seguintes autoridades: o Delegado de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, Dr. Deoclécio Detros; o Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira de Marechal Cândido Rondon, Tenente Coronel Erich Wagner Osternack; o Comandante da 2ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, Capitão Marco Aurélio de Carvalho; o Prefeito de Quatro Pontes, Paulo César Feyh e o Vice-Prefeito de Nova Santa Rosa, Ademar Bloch.
O Des. Antônio Leopoldo dos Santos, que dá nome ao Fórum Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, integrou a primeira turma de bacharéis diplomados em 1908 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Iniciou sua carreira no Ministério Público sendo nomeado promotor público de Cerro Azul, Araucária e São José dos Pinhais. Em 1924 prestou concurso para a magistratura, atuando em Morretes, Palmas, Imbituva, Campo Largo, Rio Negro, Jacarezinho e Curitiba. Em 1930 foi removido para o cargo de Juiz de Direito Privativo do Serviço Eleitoral, acumulando as funções de Juiz de Direito de Acidentes do Trabalho e dos Feitos da Fazenda. Foi promovido por merecimento, em 13 de janeiro de 1938, para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça, cuja presidência chegou a exercer, por um período, a partir de 1947. Na época, foi o Desembargador mais jovem do Brasil, pois contava apenas com 43 anos. Eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná coube-lhe presidir as eleições diretas para o governo do Paraná em 1947.

