TRE-PR participa de encontro nacional de juízas e juízes negros em Brasília
O evento, sediado pelo STJ, promoveu debates sobre a igualdade racial nas Cortes brasileiras

Nesta terça-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou do 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun) e do 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as Formas de Discriminação (Fonajurd). O evento, realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, contou com a presença do juiz da 194ª Zona Eleitoral (ZE) de Matinhos, doutor José Ricardo Lopes, da juíza substituta da 58ª ZE de Bandeirantes, doutora Apoema Carmem Ferreira Vieira Domingos, e do servidor da 127º ZE de Cidade Gaúcha e membro do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TRE-PR, Leonardo Santos de Souza.
Com o tema "Vivências negras: justiça, identidade e pertencimento no Sistema de Justiça", o encontro discutiu os desafios, os avanços e as perspectivas da promoção da igualdade racial. A programação trouxe reflexões sobre o racismo estrutural, os aspectos da infância e da juventude negra, os impactos do racismo na saúde física e mental, o racismo ambiental e as desigualdades no envelhecimento da população negra.
Durante o evento, foi estabelecida a Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas. A iniciativa tem como objetivo reunir servidoras e servidores, advogadas e advogados públicos, magistradas e magistrados para participar dos debates sobre a equidade racial. Na ocasião, também foram apresentados os resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, uma ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa priorizar a tramitação e o julgamento de ações judiciais relacionadas à população negra, às comunidades quilombolas e a temas correlatos.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

