Centro de Divulgação das Eleições 2020 seguiu modelo inédito
Com entrada de pessoas limitada por causa das restrições sanitárias, informações foram transmitidas ao vivo pelo YouTube

Para o primeiro turno, realizado neste domingo (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) montou, na Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE), o Centro de Divulgação das Eleições 2020, estrutura que, neste ano, por conta da pandemia, teve o acesso restrito à imprensa previamente credenciada.
Para garantir a transparência dos trabalhos da Justiça Eleitoral paranaense, sem a tradicional presença de eleitores, candidatos e correligionários, devido à necessidade de manter o distanciamento entre as pessoas, os boletins, os pronunciamentos, as coletivas e a totalização de votos foram transmitidos ao vivo pelo canal do TRE-PR no YouTube.
A organização do CDE recebeu elogios dos profissionais que acompanharam o dia de eleição e foi retratada em reportagens e nas transmissões de rádio e TV da imprensa presente no local.
Organização
Todas as normas de segurança sanitária foram respeitadas. Os veículos de comunicação foram separados em "guichês" traçados com fitas no chão, para evitar a aglomeração das equipes de reportagem.
O credenciamento da imprensa, realizado pela Seção de Cerimonial (SCER), foi feito a partir do preenchimento de um formulário pela Internet. Foram distribuídas três credenciais para cada emissora de TV, duas por jornal impresso, uma para cada emissora de rádio, uma por site de notícias e uma por assessoria de imprensa de partido político.
Durante as coletivas, os profissionais puderam fazer perguntas, dentro de uma área isolada, um de cada vez, conforme a ordem de credenciamento, começando pelas TVs, passando a seguir pelas rádios e, por último, os veículos impressos e sites de notícia.
Um púlpito foi montado no palco com os microfones de cada veículo para ser utilizado durante os pronunciamentos e coletivas, de modo a manter o distanciamento sanitário necessário entre autoridades e os profissionais de comunicação que realizavam a cobertura do evento. A segurança do local foi feita pela equipe e por contratados da Coordenadoria de Segurança, Transporte e Apoio Administrativo (CSTA), da Secretaria de Gestão de Serviços (SECGS).
Estrutura
A Seção de Produção Audiovisual (SPA) utilizou painéis de LED em um formato wide screen, compatível com a tela dos computadores. As imagens eram captadas por três câmeras simultaneamente.
O estudo e montagem da estrutura levaram três dias. No total, foram utilizados aproximadamente 250 kg de equipamentos e quase 300 m de cabeamento. O trabalho foi feito em conjunto com o Corpo de Bombeiros por questões de segurança. Foi também contratado o serviço de Internet da COPEL para que a conexão e a transmissão ocorressem conforme o planejado.
Com o auxílio da Seção de Produção Jornalística (SPJOR), foram realizados, ao longo de todo o dia, boletins e entrevistas com servidores e autoridades convidados para informar a população sobre as principais ocorrências, número de urnas substituídas, avisos, orientações e serviços. Os conteúdos também foram publicados nas redes sociais oficiais do Tribunal - Facebook, Twitter e Instagram -, onde ainda foram respondidas em tempo real as principais dúvidas dos eleitores.
Sustentabilidade
A Seção de Design Visual (SDV) do TRE-PR criou o backdrop (estrutura autoportante posicionada atrás do palco). Para poder ser reaproveitada em eventos posteriores, por uma questão de sustentabilidade, a arte não reproduziu a logomarca das Eleições 2020, que deu lugar à logo do TRE-PR e dos principais projetos da instituição, como o Gralha Confere, Universidade Amiga e Você Sabia, Sabiá?.
Texto: Laura Carlotto Borro
Foto: Valeska Loureiro
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

