Jogo "Fake ou News: Eleições" passa a fazer parte dos projetos da EJE-PR
Objetivo é promover, de forma lúdica, reflexões sobre as “notícias falsas”

No dia 29 de outubro, durante live sobre Segurança da Urna Eletrônica do projeto "Você e o Voto #MeContaaí!", transmitida pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no YouTube, foi apresentado aos estudantes do Colégio da Polícia Militar o jogo "Fake ou News: Eleições", incorporado a essa e às demais ações de cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). Em formato de aplicativo, o jogo é uma forma lúdica e divertida de promover reflexões sobre as "notícias falsas".
Baixe o jogo em iOS ou Android
O diretor-executivo da EJE-PR e juiz membro da Corte, Dr. Carlos Ritzmann, explica que a Escola adaptou algumas atividades antes realizadas presencialmente ao contexto de pandemia. "Tivemos que modificar sensivelmente diversos projetos e passamos a desenvolver novas iniciativas para levar ao público temas relacionados às eleições", diz.
A apresentação do jogo para os estudantes foi realizada pelo professor Rodolfo Stancki, que falou sobre a importância e a responsabilidade de refletir e conferir informações antes de encaminhá-las ou divulgá-las a outras pessoas. O jogo, de cunho educativo, foi criado pelo Instituto Mais Cidadania, presidido pelo professor Roosevelt Arraes, com o qual a Justiça Eleitoral mantém acordo de cooperação técnica desde 2017, e já vem desenvolvendo ações em parceria com a EJE-PR.
O game, que utiliza informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, compõe as metas específicas da Justiça Eleitoral de levar informação aos eleitores e aos futuros candidatos. A parceria do TRE-PR também contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no que se refere a utilização de instrumentos para consolidação da democracia.
Como funciona
O jogo de perguntas e respostas tem o objetivo provocar o usuário a examinar as informações que são compartilhadas nas redes sociais. A cada mensagem, é preciso decidir entre compartilhar ou deletar o conteúdo da carta. Ao final de dez jogadas, o app indica se a pessoa é um eleitor consciente ou não.
Leia mais
04.10 - Cabina da Informação leva aos terminais de ônibus de Curitiba vídeos sobre o processo eleitoral
29.10 - Baixe agora o game Fake ou News
Texto: Matheus Zilio
Foto: EJE/PR
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

