TSE apresenta novas urnas eletrônicas em Manaus (AM)
Paraná possui, atualmente, 25 mil urnas. Expectativa é receber 12 mil novas urnas modelo 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, voltou a destacar os mecanismos de segurança, auditabilidade e de transparência da urna eletrônica, presente há 25 anos na vida do eleitorado brasileiro.
As declarações foram dadas nesta segunda-feira (13) em visita à Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia que produz os módulos das urnas Modelo UE2020, no Distrito Industrial, em Manaus (AM). No local, são fabricadas as placas-mãe do terminal do mesário e do módulo de votação.
Renovação
Estão sendo produzidas 225 mil novas urnas, de um total de 577 mil que serão usadas nas Eleições 2022. O TSE espera receber os equipamentos prontos até maio de 2022.
Embora as placas-mãe sejam fabricadas em Manaus, a montagem final ocorre em Ilhéus (BA), por uma questão de logística de distribuição.
O Paraná possui, atualmente, cerca de 25 mil urnas. A expectativa é receber 12 mil novos equipamentos. Com a renovação, os modelos mais antigos deixarão de ser utilizados. A vida útil de uma urna é de dez a 12 anos.
Modelo UE2020
As urnas Modelo2020 permitirão maior rapidez na identificação do eleitorado. O terminal do mesário tem tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra já poderá ser identificada.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

