Nota de pesar: falecimento do advogado e jurista René Ariel Dotti
Ex-magistrado do TRE-PR foi agraciado, em 2017, com a Comenda do Mérito Eleitoral Paranaense
Com grande pesar, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) comunica o falecimento, nesta quinta-feira (11), do advogado e jurista René Ariel Dotti, aos 86 anos. O ex-juiz da Corte do TRE-PR morreu em sua residência, em Curitiba.
Biografia
Dr. Dotti, nascido em 15 de novembro de 1934, em Curitiba, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e passou a atuar como advogado desde a década de 1950. Durante a Ditadura Militar, destacou-se pela defesa de jornalistas, sindicalistas, professores e estudantes que foram perseguidos pelo regime.
Crítico de teatro e literatura, foi nomeado secretário estadual da Cultura, cargo que exerceu entre 1987 e 1991. Também atuou em casos de repercussão nacional, como a Operação Lava-Jato, em que representou a Petrobrás. Ao longo de sua carreira, lançou diversos livros e pareceres, e era considerado um dos maiores advogados penalistas do país.
Na Justiça Eleitoral, tomou posse como substituto em 23 de setembro de 1975. Foi reconduzido em 16 de agosto de 1978. E tomou posse como efetivo no dia 7 de agosto de 1980. Em novembro de 2017, foi agraciado com a Comenda do Mérito Eleitoral Paranaense, concedida a ex-membros efetivos da corte do TRE-PR. Ao doutor foi concedida a medalha e o diploma na classe dos juristas. Atualmente, era professor titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Lamartine de Macedo de Lima
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

