Presidente do TRE-PR discursa no plenário da ALEP
Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura falou sobre atendimento de mais de 2 mil quilombolas, caiçaras e indígenas, entre outras ações da Justiça Eleitoral paranaense

Nesta terça-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, discursou no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). O magistrado foi recebido pelo presidente da ALEP, deputado Ademar Traiano, e pelo primeiro secretário, deputado Luiz Cláudio Romanelli.
O desembargador Coimbra de Moura falou sobre a ação da Justiça Eleitoral paranaense que, na semana em que se comemora o Dia do Indígena, atendeu mais de 2 mil quilombolas, caiçaras e indígenas em 23 municípios, incluindo um grande mutirão em Guaraqueçaba.
Cidadania Plena
O presidente falou ainda sobre a iniciativa de instalar seções eleitorais em hospitais e instituições de longa permanência de Curitiba, Londrina, Cascavel e Maringá, possibilitando o exercício ao voto de pessoas internadas, que não podem se deslocar até um local de votação.
Voto Jovem
Também destacou o engajamento de jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo. Motivados pelas campanhas da Justiça Eleitoral, mais de 100 mil pessoas nesta faixa etária se alistaram no Paraná em 2022, número que vai subir ainda mais conforme sejam analisados os pedidos enviados nos últimos dias antes do final do prazo. Em 2020, apenas 36 mil jovens desta idade tiraram o título eleitoral.
Uniamiga
O presidente ainda apresentou para as deputadas e deputados os principais projetos da Justiça Eleitoral paranaense, como o Universidade Amiga, que estimula estudantes a trabalharem como mesárias e mesários nas eleições. Em benefício, recebem a partir de 30 e 60 horas extracurriculares. O TRE-PR já tem parcerias assinadas com mais de 60 instituições de ensino em todo o estado.
Gralha Confere
Também reforçou as ações de combate à desinformação da Justiça Eleitoral por meio do Programa Permanente, que tem entre os seus parceiros a ALEP. Conteúdos suspeitos sobre o processo eleitoral são verificados e disponibilizados no site do Gralha Confere. Denúncias de criação, divulgação, impulsionamento e disparo em massa de conteúdos desinformativos são encaminhados à Procuradoria Regional Eleitoral.
Texto: Melissa Medroni
Revisão: Laura Carlotto
Foto: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
Tratamento de imagem: Natália Elena de Souza
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube



