TikTok do TRE-PR tem mais de 16 milhões de visualizações

Canal da Justiça Eleitoral do Paraná é o maior de um órgão público brasileiro e estimula jovens a tirarem o primeiro título

Fotografia de cinco pessoas posando com um fundo branco. São quatro mulheres e um homem que está...
Da esquerda para a direita: Coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR, Rubiane Barros Barbosa Kreuz; Beatriz Garcia Artigas; presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura; Ana Luiza de Oliveira Thomazini; e Jessica Christina Herlain.

Com mais de 16 milhões de visualizações e 65 mil seguidores, o TikTok do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) é a maior conta de um órgão público brasileiro na plataforma. Os vídeos curtos utilizam linguagem simples, aproximando a instituição do público jovem, que é maioria na rede social.

“A Justiça Eleitoral sempre buscou se comunicar com a sociedade de maneira eficiente. Como os jovens hoje estão mais engajados no TikTok, foi natural para nós criarmos um perfil nessa rede social para levar nossa mensagem de maneira simples e direta para esse público”, destacou o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Para o presidente, o trabalho realizado na plataforma “faz parte de nosso compromisso com a total transparência de nosso trabalho que é, antes de tudo, o de bem servir à população”.

Pela Constituição Federal , é facultativo o voto para quem tem 16 e 17 anos. No entanto, as pessoas podem tirar o primeiro título já aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição, que neste ano acontece no dia 2 de outubro, e façam o título até o fechamento do cadastro, em 4 de maio.

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que, em 2022, existam cerca de 310 mil jovens desta faixa etária no Paraná. No entanto, o cadastro eleitoral registra apenas 50,4 mil jovens de 15, 16 e 17 aptos a votar no estado (dados de 28/03/22) . Nos últimos dez dias, desde a Semana do Jovem Eleitor , foram mais de 5 mil jovens paranaenses que solicitaram o título. Ao todo, no Brasil, foram quase 100 mil.

Tira dúvidas

Para engajar esse público, o conteúdo do TitkTok é produzido pela Comunicação Social do TRE-PR. Além de simplificar a abordagem sobre o processo eleitoral, os vídeos respondem a perguntas de todo o Brasil. Realizando um serviço de atendimento, esclarecem prazos, as formas de tirar o título eleitoral e outras dúvidas frequentes.

Imagem com fundo branco e borda azul com quatro comentários de usuários do aplicativo. Do lado e...
Seguidores agradecem e elogiam os conteúdos produzidos no TikTok

Engajamento

As campanhas alcançam um ótimo engajamento. Diversos comentários elogiosos são deixados nas postagens. Uma internauta destacou a maneira eficiente como o perfil se comunica com o público-alvo. Um seguidor comentou como a conta o ajudou a tirar o título eleitoral. “TikTok e a Justiça Eleitoral juntas no combate da desinformação e das fake news”, ressaltou outro usuário. Outra declarou-se: “eu amo o TikTok do TRE”.

Alcance

A conta foi criada em outubro de 2020 . Ao todo, os vídeos publicados somam mais de 16 milhões de visualizações e 1,8 milhões de curtidas. O mais assistido tem 1,7 milhões de visualizações e aborda, com humor, a retirada do título para jovens que completam 18 anos em 2022. A publicação ainda contou com mais de 190 mil curtidas, 900 comentários e 710 compartilhamentos no WhatsApp.

Somente na semana de 21 a 27 de março, os vídeos publicados tiveram mais de 160 mil visualizações.

Na foto em destaque: da esquerda para a direita, Coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR, Rubiane Barros Barbosa Kreuz; Beatriz Garcia Artigas; presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura; Ana Luiza de Oliveira Thomazini; e Jessica Christina Herlain.


Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Arte: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud , TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido