EJE-PR inscreve projeto “Por dentro da Justiça Eleitoral” em concurso do TSE

Premiação busca reconhecer projetos que contribuíram com a formação cidadã e geração de conhecimento sobre Direito Eleitoral

Banner de divulgação do II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais. O fundo...

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) está concorrendo com o projeto “Por dentro da Justiça Eleitoral” no II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (2022).  

O projeto é realizado em duas modalidades. Na primeira os participantes são recebidos na Escola da Cidadania Política no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Já na segunda, a Escola Judiciária vai até espaços como associação de moradores, sociedades beneficentes e outras instituições.

O que determina o tipo de modalidade, são as condições estruturais, condições físicas, número de participantes, horários, distância, entre outros fatores. Exemplos disto são os casos de: pessoas com deficiência, que acabam muitas vezes tendo maior dificuldade no deslocamento, ou ainda, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducacionais, que não podem sair da instituição, ou estudantes da educação de jovens e adultos que trabalham durante o dia e têm aula no período noturno. É justamente este atendimento às peculiaridades e necessidades de cada público é que garantem o caráter de inclusão do projeto.

Dentre as atividades estão a explicação sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, um jogo de tabuleiro sobre as Eleições e uma votação simulada. Até setembro de 2022, o projeto contou com mais de 5.100 participantes, entre crianças, adolescentes e adultos. 

Concurso

Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE, o objetivo do concurso é reconhecer e disseminar as boas práticas das EJEs, que estão contribuindo com a formação cidadã e de quadros de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral.

Uma comissão julgadora fará avaliação e serão premiadas as três melhores práticas identificadas em cada uma das três categorias estabelecidas. São elas: Fortalecimento da Cidadania Democrática, Aprimoramento das Práticas Eleitorais e Capacitação. 

As ações e projetos devem corresponder, necessariamente, a práticas já adotadas pela Escola.

Com informações da EJE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido