TRE-CE regulamenta Projeto Universidade Amiga, iniciativa criada pelo TRE-PR

O projeto visa fomentar a participação de acadêmicos para atuarem como mesários ou auxiliares nas eleições gerais e municipais

Em fundo vermelho com a imagem de dois jovens conversando está escrito: Universidade Amiga em ro...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) regulamentou o Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral pela Resolução 941/2023, publicada no Diário de Justiça Eletrônico no dia 3 de maio. O projeto é uma iniciativa criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 2020. Entretanto, por conta da pandemia do coronavírus, as atividades tiveram início apenas em 2022.

O Uniamiga é uma parceria com universidades públicas e privadas para a concessão mínima de 60 horas complementares às acadêmicas e acadêmicos que atuarem como mesárias e mesários ou auxiliares nos dois turnos das eleições, sendo elas gerais e municipais. Cada turno de votação conta com no mínimo 30 horas extracurriculares.

Para exercer a função de mesário voluntário é necessário realizar um treinamento presencial e ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral. Essa integração com as universitárias e universitários incentiva a importância do trabalho voluntário e os estudantes podem também auxiliar no combate à desinformação eleitoral.

Universidade Amiga do TRE-PR

A Uniamiga alcançou 102 universidades parceiras no Paraná. Para aquelas e aqueles que desejam atuar como mesária ou mesário voluntário nas eleições, podem se inscrever no formulário disponível no Canal Mesário ou pelo aplicativo e-Título

Obrigações do TRE-PR e da instituição 

As universidades devem incentivar essa integração entre os estudantes e a Justiça Eleitoral e disseminar a importância do exercício da cidadania. Cabe também às instituições de ensino divulgarem a adesão ao Uniamiga.

A Justiça Eleitoral deve proporcionar o treinamento necessário para as acadêmicas e acadêmicos atuarem nas eleições. Além de controlar a frequência dos estudantes nesses treinamentos e expedir a declaração de participação nos trabalhos eleitorais.

Como ser uma universidade parceira

O representante legal da instituição de ensino deve ler o Termo de Adesão e se estiver de acordo, preencher os campos editáveis do documento, imprimir, assinar e digitalizá-lo. 

Após isso, será preciso preencher o formulário de adesão e anexar o arquivo do termo juntamente com os demais documentos solicitados. Em seguida, basta clicar em enviar e aguardar a confirmação de adesão.

Confira as universidades parceiras com o Uniamiga.


Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Arquivo TRE-PR
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,InstagramSoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

 

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido