II Seminário de Violência Política de Gênero é realizado nesta quinta-feira (11)

Evento ocorreu no auditório da Unicesumar, em Londrina

Foto de um auditório, em que aparecem várias mulheres sentadas em poltronas azuis. O chão é cobe...

Nesta quinta-feira (11), foi realizado, no auditório da Unicesumar, em Londrina, o “II Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”. O projeto é desenvolvido em parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná.

Segundo a presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TRE-PR e desembargadora substituta do TJPR, Flavia da Costa Viana, a importância do encontro é trazer mais mulheres para a política. Ela destacou que os Seminários proporcionam “espaços de conscientização, de reflexão e de debates a respeito do que é essa violência [política de gênero], que de fato afasta as mulheres da política.” Ela destacou que, embora representem 52,5% do eleitorado, as mulheres ocupam apenas 17% das cadeiras da Câmara dos Deputados. 

Ela destacou a importância de combater os fatores que impedem a participação das mulheres na política. Ainda de acordo com a doutora Flavia, essa participação “beneficia a sociedade como um todo, partindo-se do pressuposto de que a diversidade enriquece os debates e resulta em políticas mais abrangentes, mais completas”. Para que isso ocorra, ela ressaltou a importância da mudança da mentalidade tanto dos homens quanto das mulheres.

Já a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância da discussão do tema em um ano eleitoral. “Nós precisamos enfrentar as causas dos problemas que fazem as mulheres não entrarem na política”, defendeu. “Entre muitos motivos, uma das principais causas que inibem a participação feminina na política é justamente a violência que aquelas que têm mandato e as que tentam entrar na vida pública sofrem”, afirmou.

Presenças

Com a presença de vereadoras, prefeitas, juízas eleitorais, representantes partidárias, conselheiras municipais e estaduais dos Direitos da Mulher, autoridades do Governo do estado, o evento contou com a participação da assessora de Inovação e Sustentabilidade do TRE-PR, Claudia Afanio; da deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro; da diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semipi, Mariana Neris; da doutora em Direito Constitucional e professora da UFPR, Estefânia Maria de Queiroz; da doutora Emanuella Magro Denora, da UEL; da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ivanete Xavier; da vice-presidente da OAB Londrina, Sania Stefani; da prefeita de São Pedro do Ivaí, Marina Della Rosa Magri; e do vice-prefeito de Londrina, João Mendonça da Silva.

Calendário

No dia 26 de fevereiro, foi realizado, no auditório do edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba, o “I Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”.  

Ainda estão previstas para este ano mais quatro edições do “Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, nas seguintes cidades: 

- Ponta Grossa, no dia 26 de abril, no auditório da OAB (aguardando confirmação);

- Guarapuava, no dia 3 de maio, no auditório da OAB;

- Umuarama, no dia 16 de maio, também no auditório da OAB (aguardando confirmação);

- Cascavel, no dia 21 de junho, com local a confirmar.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido