Ouvidores do TRE-PR participam do XVI Encontro Nacional do Coje e do III Encontro Nacional do Cojum

Encontros foram realizados em Manaus, nos dias 10, 11 e 12

Fotografia de homens e mulheres em um teatro. Ao fundo, podem-se ver as galerias e as paredes do...

Terminaram nesta sexta-feira (12) o XVI Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje) e o III Encontro Nacional do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), sediados em Manaus, capital do Amazonas. O evento, iniciado na quarta-feira (10), contou com a presença do juiz membro da Corte e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz, da juíza-membro da Corte e ouvidora da Mulher do TRE-PR, desembargadora Claudia Cristina Cristofani, do juiz-membro da Corte desembargador eleitoral Julio Jacob Junior, e da chefe do Gabinete das Ouvidoras, a servidora Mariana Pirih Cordeiro.

O ouvidor do TRE-PR, desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz, destacou a importância da realização do evento. “Os encontros promovidos pelo Colégio de Ouvidores Eleitorais são fundamentais para a troca de experiências e o conhecimento de boas práticas de outros tribunais. Neste ano, o assunto destaque foi o uso de inteligência artificial nas eleições próximas e como a Ouvidoria pode auxiliar no combate à desinformação”, ressaltou. 

Fotografia de uma mulher vestindo blusa branca e calça verde, ao lado esquerdo, e um homem de óc...Fotografia da chefe do Gabinete das Ouvidoras, a servidora Mariana Pirih Cordeiro, e do ouvidor do TRE-PR, desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz.

Na manhã de quarta-feira (10),o servidor do TRE-ES Otávio Lube dos Santos ministrou a primeira palestra do Coje, na qual tratou do uso da inteligência artificial pelas Ouvidorias. Na sequência, foram apresentadas as Trilhas de Aprendizagem para serem discutidas pelos ouvidores. Ao final do primeiro dia,  o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Marcello Terto e Silva ministrou palestra sobre o tema “Ouvidoria do CNJ: o olhar da cidadania como fator de aprimoramento das políticas judiciárias”, a qual também integrou a cerimônia de abertura do Cojum, disponível no YouTube do TRE-AM

Na quinta-feira (11), no Coje, foram ministradas palestras sobre linguagem simples e direito visual, o uso da inteligência artificial nas Eleições e o papel das Ouvidorias. No Cojum, as palestras tematizaram o assédio contra mulheres e o acolhimento de mulheres em situações de violência de gênero. À tarde, houve apresentação de boas práticas das Ouvidorias, da experiência da Ouvidoria no Supremo Tribunal Federal, pela juíza Flávia Martins de Carvalho, e do painel de honra, intitulado “Desafios e perspectivas para as Eleições 2024”. 

Os eventos terminaram na manhã desta sexta-feira, com as reuniões do Coje e do Cojum e a aprovação da Carta de Manaus, na sede do TRE-AM. 


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido