Vereadores mirins tomam posse na Câmara Municipal de Curitiba

Os dez vereadores mirins empossados são da Escola Cívico-Militar Yvone Pimentel e do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani

Fotografia de homens e mulheres nas escadarias de um prédio. No centro, observam-se jovens vesti...

As vereadoras e os vereadores mirins do Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel e do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani foram empossados na manhã desta quarta-feira (22), em uma sessão na Câmara Municipal de Curitiba. Os estudantes foram eleitos pelo projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED).

Representando os vereadores mirins empossados, Beatriz Hatanaka Martins, estudante do Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel, destacou em seu discurso: “trazer a política para dentro da escola é mais que necessário”. Para ela, as colegas e os colegas diplomados representam o “futuro com vontade de mudança”.

O membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, parabenizou os empossados e destacou o papel que passarão a exercer: “é muito importante e significativo que, desde a juventude, vocês participem da vida política, da democracia e da cidadania”. 

Já o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reforçou que os vereadores mirins representam uma comunidade, na qual farão a diferença. “Surgem aqui líderes comunitários e políticos”, ressaltou. 

Vereadores mirins empossados

Como vereadores do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, foram empossados os estudantes João Victor de Souza Álvaro Rosa, David Rodrigues Regloski, Maria Clara da Silva Cordeiro e Nicoli Dias Galcer. Como suplentes, foram eleitos os estudantes Guilherme Gomes da Silva, Amabille Trangancin, Cristian Henrique Gonçalves e Debora Cristina Lima.

No Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel, os vereadores mirins que tomaram posse são Luís Henrique Pinheiro Gonçalves, Kaua Vinicius Raska, Lucka Rutilio Batista de Luz, Lucas Luiz Machado Memitz, Isabela Meira Farias Wolski e Beatriz Hatanaka Martins. Os suplentes são Beatriz Vitória de Oliveira, Bianca Soares Baptista, Manuella Fernandes Quirino, Julia Yasmin Scremin de Lima e Eduarda de Souza.

Assista à cerimônia de posse dos vereadores mirins

Composição da mesa

A mesa diretiva da posse dos vereadores mirins foi composta pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; pelo diretor-executivo da EJE-PR e membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; pelo  presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Marcelo Fachinello; pelo primeiro-secretário da CMC, vereador Osias Moraes; pelo segundo-secretário da CMC, vereador Mauro Bobato; pelo primeiro-vice-presidente da CMC, vereador Tito Zeglin; e pelo segundo-vice-presidente da CMC, vereador Mauro Ignácio.

Presenças

Estiveram presentes à cerimônia de posse o coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Ribeiro Prates Filho, e a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa. 

Representando as Secretarias de Educação do estado e da cidade, comparecem a coordenadora do Departamento de Programas Especiais da Educação, Adriana Rigon; o coordenador do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Mário Fernando Veronez; a chefe do Núcleo de Educação, Laura Patrícia Lopes; o representante dos Colégios Cívico-Militares Carlos Augusto Rei; a técnica pedagógica do programa Parlamento Jovem na Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), Gislaine Ronise Feuser; e os representantes da SEED Fabiano Ferreira, Silvio Turra, Bruno de Souza e Mário Fernando.

Segunda etapa do projeto

Após tomarem posse na Câmara Municipal, começa a segunda parte do projeto, que consiste em conhecer a função de vereador. Nessa etapa, as estudantes e os estudantes aprendem sobre a organização pública, o orçamento público, o controle social e outros requisitos e assuntos que fazem parte da rotina no Legislativo.

Após um ano de mandato, os vereadores mirins devem apresentar um projeto de lei, que será analisado e votado pelo plenário. Em anos anteriores, foram aprovados projetos voltados ao enfrentamento do bullying nas escolas e à preservação do meio ambiente, como no projeto que deu origem à Semana do Ambientalismo Consciente.





Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido