Acessibilidade e inclusão foram discutidas no quinto encontro do curso de formação de lideranças femininas
As estudantes refletiram sobre a importância de incluir pessoas com deficiência e grupos vulneráveis em espaços democráticos

Nesta quarta-feira (27), cerca de 60 estudantes do Colégio Estadual João Bettega participaram do quinto dia do curso“#Meninas que Transformam”, realizado no Fórum Eleitoral de Curitiba. A capacitação, que abordou o tema acessibilidade e inclusão, foi ministrada pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Priscilla Placha Sá, pela chefe da Seção de produção científica, ações acadêmicas e socioculturais (SPCAAS), Mary Natsue Ogawa, e pela servidora da Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral (ASJUR), Michele Martins Burda Castilho Simioni.
A ouvidora da Mulher do TJPR, desembargadora Priscilla Placha Sá, discutiu, em seu painel, o conceito de “mulheridade”, a forma como a mulher se sente, vive e se expressa, considerando os aspectos psicológicos, emocionais e físicos. “Pensamos na possibilidade das várias formas de ser e viver e também de representar a comunidade”, esclareceu.
A servidora Mary Ogawa abordou a evolução histórica do conceito de inclusão e a importância de atitudes inclusivas para transformar a sociedade: “Somente com a inclusão, com o respeito às diferenças, com a equidade, a sociedade se torna lugar verdadeiramente para todos”.
O papel da empatia em relação às questões de acessibilidade e inclusão foi o tema apresentado pela servidora Michele Martins Burda Castilho Simioni: “Principalmente no caso de pessoas surdas, cegas, com mobilidade reduzida ou sem mobilidade e também no caso das deficiências ocultas, como o autismo, a empatia tem uma função essencial”, defendeu.
Próximos encontros
A capacitação, voltada à formação de jovens lideranças femininas, é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a ONU Mulheres, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Ministério Público do Paraná (MPPR). O projeto prevê mais dois encontros, conforme cronograma a seguir:
📆 29 de agosto de 2025
Visita técnica ao TRE-PR e Palestra de Encerramento
Horário: das 14h às 17h
Objetivo: realizar visita guiada à sede do TRE-PR e despertar o interesse pelo tema Empreendedorismo Social.
Docentes: Frederico Rafael Martins de Almeida e Elisangela Rosa
🎓Formatura
Data e horário a confirmar
Local: Escola de Cidadania Política do TRE-PR
Encontros anteriores
O curso “#Meninas que transformam” teve início no dia 18 (segunda-feira), com uma palestra sobre os direitos e os deveres constitucionais e os pilares da democracia e uma oficina de checagem de notícias, que buscou preparar as jovens para identificar desinformação e conscientizá-las sobre as consequências do compartilhamento de fake news.
O segundo dia do encontro, realizado no dia 20 de agosto, promoveu reflexão sobre a evolução da participação feminina na política brasileira, discutindo os desafios atuais relacionados à representação das mulheres nos espaços de poder e a prevenção às candidaturas fictícias, utilizadas para fraudar a cota de gênero nas eleições.
Na sexta-feira (22), as estudantes puderam participar de uma aula sobre oratória, em que aprenderam habilidades relacionadas à comunicação. Essas competências poderão ser utilizadas futuramente na carreira profissional das alunas, sobretudo se elas ocuparem um cargo de gestão ou de liderança.
Nesta segunda-feira (25), foi realizada uma capacitação sobre o uso da tecnologia e de recursos gerados por inteligência artificial, abordando seus aspectos positivos e negativos e as precauções necessárias.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

