Curso de formação de lideranças femininas no TRE-PR teve início nesta segunda-feira (18)
No primeiro dia da capacitação, as estudantes conheceram sobre os pilares da democracia e participaram de uma oficina de checagem de fake news

Nesta segunda-feira (18), nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foi iniciado o curso “#Meninas que transformam”. A capacitação, voltada à formação de jovens lideranças femininas, é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a ONU Mulheres, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Ministério Público do Paraná (MPPR).

Após a abertura do encontro, que contou com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, as cerca de 60 alunas do Colégio Estadual João Bettega participaram de um painel com o tema “Direitos e Deveres Constitucionais - os Pilares da Democracia”, conduzido pelas professoras Letícia Giovanini Garcia, promotora de Justiça, e Tailaine Costa, advogada e professora da FAE, e pelo professor Rodrigo Kanayama, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Após uma pausa para o lanche, a secretária de Comunicação e Multimídia do TRE-PR, Melissa Diniz Medroni, na companhia da equipe da Seção de Jornalismo, realizou uma oficina de checagem de notícias, com o objetivo de preparar as jovens para identificar desinformação e de conscientizá-las sobre as consequências do compartilhamento de fake news.
A professora Rosa Maria Mello Dorneles destacou a forma como a iniciativa do TRE-PR está sendo integrada ao conteúdo da escola: “Esse projeto veio ao encontro de um trabalho diário em toda a escola, cujo tema é cidadania. Principalmente os alunos do ensino médio trabalharam temas como a crise da representatividade, as fake news nas eleições de 2018 e um livro sobre a história do voto”. “Aqui, conhecendo a estrutura do TRE, as estudantes conseguiram relacionar o que foi visto de forma teórica com a prática”, concluiu.
Próximos encontros
O projeto prevê mais seis encontros, conforme cronograma a seguir:
20 de agosto de 2025
Mulheres na Política e Combate à Fraude de Gênero
Horário: das 14h às 17h
Objetivo: Compreender a evolução da participação das mulheres na política brasileira, os desafios atuais relacionados à representação feminina e à prevenção de candidaturas fictícias.
Professoras: Ana Tereza Iamarino e Rubiane Kreuz
22 de agosto de 2025
Oratória para meninas e mulheres
Horário: das 14h às 17h
Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e técnicas de oratória voltadas ao engajamento social e político de mulheres e meninas.
Professoras: Tatiane de Cassia Viese, Renata Maria Santos Ferreira e Marluze Mathias Janke Toigo
25 de agosto de 2025
Inteligência Artificial e Tecnologia nas Eleições
Horário: das 14h às 17h
Objetivo: Analisar o impacto da tecnologia no processo eleitoral, o uso da inteligência artificial e os mecanismos da segurança do voto eletrônico.
Docentes: Desirée Hernandes Mausbach e Roney Cesar de Oliveira
27 de agosto de 2025
Acessibilidade e Inclusão
Horário: das 14h às 17h
Objetivo: Suscitar reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência e grupos vulneráveis nos espaços democráticos e processos eleitorais.
Docentes: Priscilla Placha Sá, Mary Matsue Ogawa e Michele Martins Burda Castilho Simioni
29 de agosto de 2025
Visita técnica ao TRE-PR e Palestra de Encerramento
Horário: das 14h às 17h
Objetivo: realizar visita guiada à sede do TRE-PR e despertar o interesse pelo tema Empreendedorismo Social.
Docentes: Frederico Rafael Martins de Almeida e Elisangela Rosa
Formatura
Data e horário a confirmar
Local: Escola de Cidadania Política do TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

