Encontro de enfermagem reúne profissionais de saúde, servidores e magistrados de todo o país
Evento contou com mesas redondas, palestras, conferências, minicursos, oficinas e roda de conversa para fortalecer a atuação multiprofissional e o intercâmbio de experiências

Nesta quinta (7) e sexta-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sediou o “9° Encontro de Enfermagem do Poder Judiciário e Ministério Público”, que reuniu enfermeiros, gestores de saúde, servidores e magistrados de todo o país. Com o tema “Múltiplos olhares, um só propósito: avanço na integração das equipes”, o evento, que contou com a participação do juiz conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), doutor Guilherme Guimarães Feliciano e de outras autoridades, buscou fortalecer a atuação multiprofissional e promover o intercâmbio de experiências entre os participantes.
Assista ao encontro na íntegra.
Na abertura, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, ressaltou a importância dos profissionais que atendem as pessoas doentes, destacando o trabalho de Madre Paulina, canonizada pela Igreja Católica em 2002, e de Ivone Lara, referência na área psiquiátrica. “Eu tenho um carinho muito grande por todos os enfermeiros e todas as enfermeiras porque viemos à vida através deles, que ajudaram no nosso nascimento. No fim de nossa existência, quando estivermos em um hospital, quem irá nos atender será um enfermeiro”, declarou.
A enfermeira e servidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Iris Colonna Santos Silva enfatizou que a programação do 9° Encontro de Enfermagem foi bastante enriquecedora: “É um evento imperdível, não só para a enfermagem, mas também para gestores, magistrados, pessoas interessadas no tema e outros profissionais da saúde”.
Segundo a enfermeira e servidora da Justiça Eleitoral do Paraná, Rosicleia Augustin Pereira, o evento tem como objetivo trabalhar com equipes multidisciplinares diversas temáticas importantes, como a gestão da saúde, as normas regulamentadoras, os cuidados diários e de emergência. “Queremos reunir múltiplos olhares com um só propósito”, destacou.
Para a enfermeira e deputada estadual Márcia Huçulak, a enfermagem é a ciência do cuidado: “Nós podemos fazer a melhor cirurgia, feita pelo melhor cirurgião, mas, se não houver cuidado, não haverá cura”. Ela destacou a importância de eventos, como o realizado pelo TRE-PR nesta quinta e sexta-feira, para refletir e poder conversar sobre a saúde, a qualidade de vida e os desafios da área para o futuro.
Além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, da enfermeira do TRE-PR Rosicleia Augustin Pereira e da deputada Márcia Huçulak, compuseram a mesa de autoridades na abertura do evento o médico e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) José Américo Penteado de Carvalho; a procuradora-geral do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Jessica Soares, representando a presidente Ethelly Feitosa Rodrigues Santos; e o assessor de Atenção à Saúde do TRE-PR, Mozar de Ramos.
O evento contou ainda com apresentações musicais da enfermeira do TSE Iris Colonna Santos Silva, da médica da Assessoria de Atenção à Saúde do TRE-PR, doutora Ingrid Louise Fernandes e Silva, e da banda “Fora da Pauta”, da Justiça Eleitoral do Paraná.

Programação
Na quinta-feira (7), a programação teve início com a conferência magna “A Enfermagem na Construção de Políticas Sustentáveis e na Promoção da Saúde Institucional: integração, cuidado e propósito”, ministrada pela deputada estadual Márcia Huçulak. Na sequência, foi realizada a mesa redonda “Normativas e Gestão em Saúde no Serviço Público”, com a participação da servidora Rosicleia Augustin Pereira, que atuou como mediadora, do servidor Mozar de Ramos e da enfermeira do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19), Maria do Socorro Alécio Barbosa.
No período da tarde, a enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná Amanda Navarro ministrou o minicurso “Ambiente Ocupacional e Vigilância em Saúde do Trabalhador”; a enfermeira Rosicleia Augustin Pereira abordou o tema “Ergonomia: compartilhando experiências exitosas”; e o gestor de Inovação Tecnológica do TRT19, Arthur Amorim, discorreu sobre a inteligência artificial e as ferramentas digitais nos processos de saúde.
Encerrando a programação da quinta-feira (7), a enfermeira do TRT19 Maria do Socorro Alécio Barbosa mediou a roda de conversa “Enfermagem e Demandas Institucionais”. O debate contou com a participação do gestor de Aquisição e Bens e Serviços do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), Daniel Daniel Borges Beu, que apresentou um panorama das contratações em saúde, e da enfermeira e responsável técnica do TRT10, Vilma Marques, que tratou da gestão de contratos de produtos e serviços da área.
Na manhã desta sexta-feira (8), foi realizada uma oficina interativa, comandada pela enfermeira da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) Ednéia da Conceição Silva. Ela abordou os conhecimentos de primeiros socorros e o uso do desfibrilador externo automático (DEA). Em seguida, a enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Curitiba Mariane Dominoni Matioski apresentou orientações para identificar e agir corretamente em situações críticas de engasgo, parada cardiorespiratória e acidente vascular cerebral (AVC).
Mediada pelo enfermeiro do Ministério Público Federal (MPF) Eduardo Mamede, a palestra “Capacitação e Fortalecimento das Equipes de Saúde”, contou com a participação do enfermeiro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Hygor Elias e do enfermeiro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal Francino Machado Azevedo Filho. Eles trataram da saúde da mulher, considerando formas de prevenção de doenças, e dos modelos de cuidado integrado, que buscam oferecer atendimentos contínuos e centrados na pessoa ao longo de toda a sua vida, envolvendo múltiplos profissionais e setores.

À tarde, o juiz membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral Osvaldo Canela Júnior, mediou a mesa redonda “Integração das Equipes de Saúde Potencializando Programas Institucionais”, que contou com a presença da enfermeira do TSE Iris Colonna, abordando a enfermagem no Poder Judiciário e no Ministério Público, da enfermeira do TJDFT Anne Caruline Mendes do Prado, apresentando um programa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios voltado ao cuidado e a promoção da saúde de servidores aposentados, e do juiz conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, doutor Guilherme Guimarães Feliciano.
Na ocasião, o conselheiro ministrou o painel “Saúde e Segurança no Poder Judiciário: atuação integrada e visão holística”, apresentando temas relacionados à saúde e ao bem-estar de magistrados e servidores, como as normas estabelecidas pelo CNJ, as principais causas de afastamento, a questão da saúde mental e os dados estatísticos sobre o tema. “Quem não está saudável, não está bem consigo mesmo, com seu ambiente e com sua atividade laboral, não prestará os melhores serviços à população”, observou.
A programação seguiu com a palestra “Construindo Caminhos: desafios e avanços na integração das equipes profissionais”, ministrada pelo assessor de Saúde do TRE-PR, Mozar de Ramos, e com o painel “Saúde Planetária: Sustentabilidade, Inovação e Soluções na Prática em Saúde”, apresentado pelo coordenador do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Armando de Oliveira Rocha. A conferência de encerramento “Cuidado Integrado e Saúde Mental: desafios globais, ações locais e o papel estratégico da enfermagem” foi comandada pela enfermeira da Fiocruz Manuela Kaled.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

