Justiça Eleitoral do Paraná, Instituto Mais Cidadania e Escola Paranaense de Direito assinam ACT
Encontro foi realizado nesta sexta-feira (1º), na sede do TRE-PR

Nesta sexta-feira (1º), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reuniu-se com representantes do Instituto Mais Cidadania e da Escola Paranaense de Direito (EPADI) para assinar oAcordo de Cooperação Técnica n° 13/2025, que autoriza a utilização do “Jogo das Eleições” e o aplicativo “Fake ou News: eleições” nas atividades desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). O encontro foi realizado no terraço da Presidência, no edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba.
O presidente do Instituto Mais Cidadania, doutor Luiz Gustavo Andrade, explicou que o “Jogo das Eleições” busca unir os conhecimentos teóricos sobre o Direito Eleitoral com a prática da advocacia: “o jogo simula o processo eleitoral, desde o registro de candidaturas, passando por comícios, por propaganda eleitoral, entrevistas, até chegar no resultado da eleição”. “Ao final do processo, os jogadores descobrem que precisam prestar contas para a Justiça Eleitoral, momento em que são verificados os comportamentos lícitos e ilícitos, e com isso conseguimos transmitir às crianças e aos adolescentes o que a gente espera dos nossos candidatos”, relatou.
De acordo com o representante da EPADI, doutor Roosevelt Arraes, mais de cinco mil estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o “Jogo das Eleições”. “O jogo realmente gera um impacto positivo na nossa juventude, conscientizando sobre a importância do voto limpo, sobre o funcionamento do processo eleitoral e a valorização da democracia”, enfatizou.
Além do presidente do TRE-PR e dos representantes do Instituto Mais Cidadania e da EPADI, esteve presente à assinatura do ACT o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Frederico Rafael Martins de Almeida.
Jogo das Eleições
O "Jogo das Eleições" é uma atividade lúdica que tem como objetivo ensinar sobre o processo eleitoral, despertando a visão crítica das estudantes e dos estudantes, que aprendem sobre a estrutura e o papel da Justiça na sociedade, as atribuições dos agentes políticos e o funcionamento dos três Poderes da República. O jogo também leva os participantes a refletir sobre aspectos éticos da política.
No TRE-PR, o "Jogo das Eleições" é utilizado em ações desenvolvidas pela EJE-PR, em especial no projeto “Por dentro da Justiça Eleitoral”, por meio do qual estudantes dos ensinos fundamental e médio visitam as instalações do Fórum Eleitoral de Curitiba e do edifício-sede do TRE-PR para conhecer sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e o papel dos agentes políticos e refletir a respeito da importância da democracia e da participação política.
Fake ou News
O aplicativo "Fake ou News: Eleições" é uma ferramenta lúdica criada para combater a desinformação sobre o sistema eleitoral, esclarecendo mitos e verdades sobre as eleições. Lançado em 2020, está disponível para download em dispositivos iOS e Android.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

