Representantes do TRE-PR participam de abertura de exposição sobre os 170 anos do Arquivo Público do Paraná
Iniciativa reafirma o compromisso com a preservação e a valorização do patrimônio histórico documental do estado

Nesta quinta-feira (31), representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participaram da cerimônia de abertura da exposição “Raízes Paranaenses: 170 anos do Arquivo Público do Paraná”. Promovida pela Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP) e pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), a iniciativa visa reafirmar o compromisso com a preservação e a valorização do patrimônio histórico documental paranaense.
O TRE-PR foi representado na solenidade por sua diretora-geral, Solange Maria Vieira; pela coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão, Patricia Fretta Nogueira de Lima Cabral; pelo chefe da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB), Carlos Alberto Barbosa Ferian; e pelo servidor Rory Cordeiro e Silva.
Com o objetivo de ajudar a contar a história do Paraná e do Brasil por meio de registros oficiais e manuscritos raros, a exposição inclui o Inventário de Baltazar Carrasco dos Reis (1617-1697), bandeirante que foi um dos primeiros povoadores de Curitiba. Os arquivos históricos estão disponíveis para apreciação do público até o dia 11 de setembro.
Parceria
Em 2024, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou de reuniões com representantes do Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP) que tiveram como objetivo alinhar as expectativas e os termos para assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as instituições.
O DEAP reúne um acervo histórico do TRE-PR, com documentos eleitorais produzidos desde 1932 até meados dos anos 1970. O acordo tem como objeto o trabalho conjunto entre as instituições parceiras para a preservação desses arquivos, com descrições e digitalizações de seus conteúdos.
Memória eleitoral
Desde 1983, o DEAP mantém documentação higienizada e acondicionada em caixas arquivo sobre a memória do TRE-PR. O acervo conta com livros de registros de assentamentos funcionais e informações contábeis de juízes, escrivães e demais funcionários do Tribunal, arquivos da primeira fase da Justiça Eleitoral (1932-1937), registros das eleições realizadas entre as décadas de 1940 e 1970, entre outros itens.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

