Reunião alinha termos de acordo de cooperação para preservar documentos eleitorais históricos

Encontro contou com a presença do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e do secretário estadual Aldo Nelson Bona

Fotografia de diversas pessoas, quatro mulheres e três homens, posando sorrindo no terraço da Pr...

Na última sexta-feira (6), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, participaram de uma reunião para alinhar os termos da minuta de um acordo de cooperação técnica entre o TRE-PR e o Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP). O encontro foi realizado no terraço da Presidência, no edifício-sede do Tribunal, em Curitiba.

O DEAP reúne um acervo histórico do TRE-PR, com documentos eleitorais produzidos desde 1932 até meados dos anos 1970. O acordo de cooperação tem como objeto o trabalho conjunto entre as instituições parceiras para a preservação desses arquivos, com descrições e digitalizações de seus conteúdos.

Presenças

Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e do secretário Aldo Nelson Bona, estiveram presentes na reunião a diretora-geral em exercício, Daniele Cristine Forneck Franzini; a assessora jurídica da Presidência, Rachel Diogenes Ramina Rezler; a coordenadora de Planejamento de Estratégia e Gestão, Patricia Fretta Nogueira de Lima Cabral; e o servidor da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca Daniel Galuch Junior, que participou do encontro por videoconferência.

Representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná, também compareceram a historiadora e socióloga Claudia Rejane Almeida Santos; o historiador e articulador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi), professor Renê Wagner Ramos; e a fotógrafa Ingrid Petroski.

Memória eleitoral

Desde 1983, o DEAP reúne documentação higienizada e acondicionada em caixas arquivo sobre a memória do TRE-PR. O acervo conta com livros de registros de assentamentos funcionais e informações contábeis de juízes, escrivães e demais funcionários do Tribunal, arquivos da primeira fase da Justiça Eleitoral (1932-1937), registros das eleições realizadas entre as décadas de 1940 e 1970, entre outros itens.



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