Informatização do processo eleitoral aumentou a segurança das eleições e a agilidade na divulgação dos resultados

TRE-PR, ao implementar medidas inovadoras, foi o primeiro órgão do Poder Judiciário no país a conseguir o certificado de excelência em serviços

Banner com fundo colorido, sobre o qual se veem textos datilografados ou manuscritos, além de im...

As quatro primeiras matérias sobre os 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral abordaram os detalhes da sua reestruturação, as estruturas física e funcional do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a organização das Zonas Eleitorais e a realização das eleições de 1945, após o regime ditatorial do Estado Novo. A série apresenta agora um panorama sobre a informatização do voto e as principais inovações implementadas pelo TRE-PR nas últimas décadas.

A primeira eleição informatizada no Brasil foi realizada em 1996, com a utilização de 74 mil “computadores”, como eram chamados à época, nos 57 maiores municípios do país. O equipamento combinava tela, teclado e CPU em uma só máquina. No Paraná, sob condução do então presidente do TRE-PR, desembargador Luiz José Perrotti, os cerca de 1,2 milhão de eleitores de Curitiba e Londrina puderam escolher seus representantes aos cargos de prefeito e vereador em uma votação totalmente eletrônica. 

“Em 1998, ocorrerão as últimas eleições com cédulas. Em 2000, será tudo informatizado”, anunciou o desembargador Luiz José Perrotti em entrevista durante sua posse como presidente do TRE-PR. Naquela época, a Justiça Eleitoral, concentrada em ensinar o eleitorado a votar, visitava terminais de ônibus, estacionamentos, escolas, associações, clubes e feiras para demonstrar o equipamento e tirar dúvidas da população.

Os veículos de comunicação já naquele período destacavam as vantagens da votação eletrônica, como a agilidade e a confiabilidade da apuração, a diminuição do tempo de espera até o resultado (que passou de até 10 dias para em média duas horas) e a facilidade de votar na urna eletrônica, o que tornou o processo mais inclusivo para todas as pessoas. Ao longo dos anos, o equipamento, desenvolvido integralmente no Brasil, incorporou inovações das áreas de computação e de segurança da informação, bem como novos recursos de acessibilidade.

Informatização do atendimento

Além de ser o primeiro pleito com urnas eletrônicas, as Eleições de 1996 também marcaram o início da informatização do processo de emissão, revisão e transferência de Títulos de Eleitor. As primeiras cidades a receberemnovos terminais de atendimento foram Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Cascavel. Ao oferecer diversas vantagens ao eleitorado, o modelo pioneiro do TRE-PR tornou-se referência para outros estados. 

Com a informatização, o tempo de atendimento para alistamento eleitoral foi reduzido de 90 dias para apenas 15 minutos. As eleitoras e os eleitores passaram a receber o Título impresso imediatamente, eliminando a necessidade de comparecer novamente ao local para buscá-lo. À época, os Cartórios Eleitorais da capital chegavam a acumular cerca de 4 mil documentos não retirados por seus titulares.

A utilização dos computadores também foi fundamental para a redução do número de fraudes no cadastro eleitoral, facilitando o batimento das informações. O sistema proporcionava a conferência instantânea da condição do requerente e da sua inscrição, por exemplo. Reportagens do período destacaram que a Justiça Eleitoral havia cancelado 722 mil Títulos irregulares em todo o país, dos quais 10,3 mil pertenciam a eleitoras e eleitores paranaenses. 

Para as Eleições de 2000, o TRE-PR lançou terminais de autoatendimento, cujo formato, semelhante ao de um caixa eletrônico e interface touchscreen, forneciam informações às pessoas, como local de votação, situação eleitoral, histórico de pleitos anteriores e curiosidades sobre a democracia no Brasil. O projeto envolveu o trabalho de 20 funcionários do Tribunal, desde a criação do software até as gravações das mensagens.

Excelência na prestação dos serviços

Devido à preocupação com o atendimento ao eleitorado, o TRE-PR iniciou, em meados de 1999, um programa para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Após auditorias, a instituição obteve o Selo NBR ISO 9002 para a CAE de Curitiba, considerada a mais moderna e eficiente do país naquele período. No local, chegavam a ser realizados até 1.200 atendimentos por dia. 

“Somos - e proclamamos com orgulho - o primeiro órgão do Poder Judiciário no país a conseguir o certificado de excelência em serviços”, declarou o desembargador Altair Ferdinando Patitucci, presidente do Tribunal no biênio 1999/2000, após receber a certificação. No Informativo do TRE-PR n° 2/2000, o magistrado destacou que o Título de Eleitor era, até então, o único documento público entregue na hora às cidadãs e aos cidadãos, prática implementada em todos os Cartórios Eleitorais do Paraná.

Maior comodidade ao eleitor

Em 2019, o TRE-PR também foi o primeiro no Brasil a permitir às eleitoras e aos eleitores paranaenses se dirigirem a qualquer Fórum Eleitoral do estado para obter a primeira ou a segunda via do Título e realizar transferência e alterações no cadastro. Até então o atendimento era feito somente na Zona Eleitoral em que a pessoa possuísse domicílio eleitoral. Batizado de “Título Fácil”, o serviço foi regulamentado pela Resolução n° 838/2019.

Na época do lançamento, o então vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, destacou que o projeto visava proporcionar mais comodidade ao eleitorado. “Era inconcebível que, com todo esse desenvolvimento tecnológico, o eleitor ainda tivesse que se deslocar até o Cartório onde fez seu Título para resolver um problema", enfatizou. Enquanto a iniciativa funcionava de forma experimental em Curitiba e municípios de maior porte, entre setembro e novembro daquele ano, 777 eleitoras e eleitores já haviam se beneficiado da novidade.

Combate à desinformação

Em outra iniciativa inédita, o TRE-PR lançou, em 2020, a primeira Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral, a Gralha Confere, que permite que o eleitorado envie pelo WhatsApp (41) 3330-8500 dúvidas sobre conteúdos que circulam nas redes sociais relacionadas ao processo eleitoral e à segurança do voto. As informações checadas pela equipe do Tribunal são publicadas no site do projeto.

Na época do lançamento, o TRE-PR chegou a receber um ofício elogioso da então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, cumprimentando a Justiça Eleitoral do Paraná pela iniciativa, cujos objetivos, segundo ela, “estão alinhados com os propósitos visados pelo Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE”.

Arquivo digital

Banner com fundo nas cores amarelo, cinza, azul, verde e roxo. Ao centro, em um retângulo branco...

Banner com fundo nas cores amarelo, cinza, azul, verde e roxo. Ao centro, em um retângulo branco...


Banner com fundo nas cores amarelo, cinza, azul, verde e roxo. Ao centro, em um retângulo branco...



Matéria elaborada em parceria com a Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.