TRE-PR assina Acordo de Cooperação “Diálogos Interescolares de Estudos Jurídicos”
O encontro contou com painel apresentado pela desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani

Nesta segunda-feira (25), durante o primeiro encontro do projeto Diálogos Interescolares de Estudos Jurídicos (DIEEJ), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) assinou, por intermédio de sua Escola Judiciária (EJE-PR), um Acordo de Cooperação Interinstitucional (ACI) com as Escolas da Advocacia, do Ministério Público, da Justiça do Trabalho e da Magistratura do Paraná.
O objetivo é estabelecer parcerias para a implementação de ações conjuntas voltadas à cooperação interinstitucional, promovendo o diálogo contínuo sobre temas de interesse comum.
O acordo visa desenvolver atividades de formação e de capacitação e cidadania, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 16 e 17 da Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de promover ações educacionais de qualidade e fortalecer as instituições para o aprimoramento da Justiça.
Além da EJE-PR, assinaram o documento a Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), a Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE-PR), a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), a Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR) e a Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (EMATRA/PR).

Painel
Durante o encontro, realizado na sede da OAB-PR, a juíza-membro da Corte do TRE-PR, desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani, apresentou o painel “Julgamento com Perspectiva de Gênero”. O evento reuniu magistradas, magistrados e especialistas para debater a importância da perspectiva de gênero na prática jurídica, com o objetivo de promover reflexão e diálogo sobre equidade, direitos e justiça.
A desembargadora ressaltou a sub-representatividade feminina na política: “Apesar de sermos mais de 50% da população, ocupamos apenas 18% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 19% das cadeiras do Senado. Essa sub-representação se deve a fatores endógenos e exógenos”.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR e da desembargadora Claudia Cristina Cristofani, também representaram a Justiça Eleitoral do Paraná no evento o juiz-membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior; o juiz-membro da Corte do TRE-PR desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; e o coordenador-executivo da EJE-PR, Domicio Prates Ribeiro Filho.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

