Vereadores mirins de Curitiba tomam posse na Câmara Municipal
Cerimônia, realizada nesta quarta-feira (20), contou com a presença do diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior

Nesta quarta-feira (20), vereadoras e vereadores mirins eleitos pelo projeto Parlamento Jovem em Curitiba tomaram posse na Câmara Municipal. O evento contou com a presença do juiz-membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior, e do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma.

Durante a abertura da cerimônia, o desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior destacou o objetivo do projeto Parlamento Jovem, de proporcionar às jovens e aos jovens estudantesa oportunidade de vivenciar o processo eleitoral e um mandato legislativo na prática. Ele também ressaltou às alunas e aos alunos empossados as funções de uma câmara municipal: “A legislativa, ou seja, elaborar leis para o município [..]; a função fiscalizadora das contas e ainda a função julgadora, quando examina a prestação de contas do prefeito”.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba mencionou o trabalho realizado com os vereadores mirins: “Hoje somamos 122 alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar de perto nosso trabalho do legislativo. Esses jovens mergulharam na rotina diária de um vereador [...] Aprenderam sobre a tramitação de projetos, a função dos requerimentos e o mais importante, a responsabilidade de ser um representante do povo”.
O vereador mirim José Lucas da Silva Guimarães, do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, destacou as etapas do projeto e o aprendizado obtido com ele: “Aprendemos que a política não é somente sobre ganhar votos, mas sobre escutar, propor e buscar soluções para a comunidade. O Parlamento Jovem nos mostra que a democracia se faz com participação, respeito e compromisso”.
Presenças
Além do desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior e do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, compareceram à cerimônia a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Laura Patrícia Lopes; o técnico responsável pelo projeto no Núcleo Regional de Educação, Mário Fernando Veronez; o coordenador-executivo da EJE-PR, Domicio Prates Ribeiro Filho; o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Frederico Almeida; vereadoras e vereadores de Curitiba; e familiares dos jovens empossados.
Projeto Parlamento Jovem
O projeto Parlamento Jovem é desenvolvido pela EJE-PR, com o objetivo de contribuir para a formação política dos jovens, oferecendo aos estudantes conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e o Poder Legislativo, a fim de torná-los mais conscientes da importância da participação política.
Por meio dessa iniciativa, as alunas e os alunos conhecem as etapas do processo eleitoral, vivenciando desde a convenção partidária e a campanha até a eleição e a diplomação de representantes. Após a cerimônia de posse, os jovens que atuarão como vereadores mirins recebem formação das casas legislativas. Em 2025, o projeto mobilizou mais de 42 mil estudantes em 64 municípios paranaenses.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

