73ª Zona Eleitoral de Pato Branco realiza 170 alistamentos de jovens eleitores nos dias 25 e 26 de novembro
A ação fez parte da Semana do Voto Jovem, promovida pelo TRE-PR no mês de novembro

Na última terça (25) e quarta-feira (26), a 73ª Zona Eleitoral (ZE) de Pato Branco, localizada no sudoeste do estado, realizou o alistamento de 170 estudantes dentro do Fórum Eleitoral da cidade. O objetivo da ação foi incentivar eleitoras e eleitores com idade igual ou superior a 15 anos a tirarem o Título Eleitoral.
A chefe de Cartório da 73ª Zona Eleitoral de Pato Branco, Karina Andressa de Gouveia, destacou a importância de realizar mutirões que incentivam jovens eleitores a participarem do processo democrático: “são ações como essas que oferecem oportunidades de inclusão para os jovens, em especial, aos estudantes atendidos nesta escola, pois a maioria reside na área rural”, comentou.
Semana do Voto Jovem
Durante a Semana do Voto Jovem, realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, a Justiça Eleitoral do Paraná realizou 2.788 atendimentos de adolescentes em 21 municípios do estado. Além de mutirões, as Zonas Eleitorais do estado promoveram palestras e atividades voltadas à importância da participação nas eleições.
Durante os mutirões de atendimento, palestras e atividades educativas, a campanha distribuiu uma série de materiais como os “Voto Goods”, ilustrações para colorir inspiradas na coleção de livros que faz sucesso entre crianças, jovens e adultos. Os materiais contam com ilustrações da Urninha eletrônica e da Gralha Confere, símbolos da Justiça Eleitoral do Paraná, entre outros elementos que remetem ao nosso estado, como o pinhão e a araucária.
Voto jovem
O prazo para a emissão, a regularização ou a atualização de dados do Título de Eleitor para as Eleições 2026 termina em 6 de maio de 2026. As adolescentes e os adolescentes podem tirar o documento a partir dos 15 anos de idade, no entanto, somente ao completar 16 anos, poderão votar.
Para realizar o procedimento, o jovem deve apresentar seu documento de identificação original com foto e um comprovante de residência. Jovens do gênero masculino que completam 19 anos de idade devem apresentar o documento de quitação com o serviço militar. Não é necessária a presença dos pais ou responsáveis para o alistamento eleitoral.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

