TRE-PR participa da solenidade de posse de vereadores mirins do município de Reserva
Cerimônia de posse foi realizada nesta sexta-feira (28), na Câmara Municipal

Nesta sexta-feira (28), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou da sessão solene de posse das vereadoras e dos vereadores mirins do município de Reserva, eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem. Durante a cerimônia, que ocorreu na Câmara Municipal, também foi realizada a eleição da mesa executiva.
A presidenta da chapa eleita “Parlamento Jovem 2025”, a vereadora mirim Hellisa, destacou a alegria e a gratidão por atuar na função: “Quero agradecer pela confiança e dizer que vou me dedicar com carinho, responsabilidade e respeito. Desejo que nossa gestão seja leve, unida e cheia de aprendizados. Estarei sempre disposta a ouvir cada colega e caminhar junto com todos.”
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estiveram presentes o prefeito de Reserva, Lucas Machado; o presidente da Câmara Municipal, Zé Roberto; a secretária municipal de Educação, Ruth Eliane Faustin; o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domício Prates Ribeiro Filho; a diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Gregório Szeremeta, Losangela Lacerda; e a professora Márcia Calixto, coordenadora do Projeto Parlamento Jovem.
Programa Parlamento Jovem
Desenvolvido pela EJE-PR, por intermédio da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), o projeto tem como objetivo contribuir para a formação política dos jovens, oferecendo às estudantes e aos estudantes conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e o Poder Legislativo, a fim de torná-los mais conscientes da importância da participação política.
Por meio dessa iniciativa, as alunas e os alunos conhecem as etapas do processo eleitoral, vivenciando desde a convenção partidária e a campanha até a eleição e a diplomação de representantes. Após a cerimônia de posse, os jovens que atuarão como vereadores mirins recebem formação das casas legislativas. Em 2025, o projeto mobilizou mais de 42 mil estudantes em 64 municípios paranaenses.
Edital de chamamento
O TRE-PR já lançou o regulamento e o edital de chamamento do Programa Parlamento Jovem 2026, para consulta e adesão das Câmaras Municipais do estado e de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Para facilitar o acesso às informações, o site oficial do programa disponibiliza documentos, orientações e conteúdos a todos os envolvidos no programa.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

