Audiência pública debate violência política de gênero

Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson compôs a mesa de honra do evento, promovido na Alep

Fotografia da mesa de autoridades da audiência pública, composta por 10 mulheres e um homem. Em ...

Nesta terça-feira (9), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou da audiência pública “Violência Política de Gênero”, realizada no Plenarinho da Casa de Leis, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, teve como objetivo dar visibilidade aos ataques, às ameaças e aos silenciamentos enfrentados por mulheres que ocupam espaços de poder.

Com a participação da população e de representantes de diferentes esferas do poder público, da sociedade civil e do meio acadêmico, a audiência pública propôs soluções para enfrentar a violência de gênero. Também foi abordada a Lei n° 14.192/2021, um marco na luta pela participação plena e igualitária das mulheres na política, que alterou o Código Eleitoral, a Lei dos Partidos Políticos e a Lei das Eleições.

Na ocasião, o presidente do TRE-PR destacou a importância de a sociedade conhecer o que é a violência política de gênero para poder combatê-la. “Ouvi relatos de mulheres que foram vítimas dessa violência, desde a verbal e moral até a física. Muitas desistiram da política, não quiseram continuar”, declarou. O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson ressaltou que os casos de violência política de gênero devem ser denunciados para que os responsáveis sejam punidos.

Fotografia de diversas pessoas (a maioria mulheres) posando sorrindo em uma sala com paredes de ...

Apresentação

Durante o evento, a promotora de Justiça e presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, doutora Symara Motter, explicou que se considera violência política contra a mulher qualquer ação ou omissão que provoque dano ou sofrimento físico, sexual, moral, psicológico ou patrimonial às mulheres, praticada com o objetivo de impedir o exercício de direitos e as liberdades políticas fundamentais. Ela lembrou que o crime pode ser praticado individual ou coletivamente, inclusive no meio digital.

“Apesar de as mulheres serem 53% do eleitorado brasileiro, elas governam apenas 12% dos 5.568 municípios do país”, ressaltou a doutora Symara. Ela citou ainda as normas que ampliaram a participação feminina na política, como a Lei n° 12.034/2009, de acordo com a qual cada partido ou coligação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Estatísticas

No Paraná, 11.563 candidatas mulheres disputaram as Eleições 2024, número que representa 34% das candidaturas no estado. Do total de eleitos, apenas 17% são mulheres, de acordo com estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa realizada em 2024 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), mostrou que 60,4% das prefeitas e vice-prefeitas sofreram algum tipo de violência política na campanha ou no exercício do mandato.

Ações no TRE-PR

 - Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI): criado para valorizar a diversidade e a inclusão na Justiça Eleitoral do Paraná, o Núcleo é presidido pela magistrada do TJPR Flavia da Costa Viana.

 - Ouvidoria da Mulher: recebe reclamações e denúncias de qualquer tipo de violência contra a mulher que ocorra nas dependências do Tribunal ou que seja decorrente de vínculo funcional. Também orienta as pessoas que denunciam casos de violência política contra a mulher, encaminhando a manifestação aos órgãos competentes para investigação. O canal de denúncias é o e-mail ouvidoriadamulher@tre-pr.jus.br.

- Protocolo de Prevenção à Fraude à Cota de Gênero: tem como objetivo fiscalizar, orientar e propor medidas preventivas e corretivas contra fraudes à cota de gênero, para garantir a participação livre, consciente e efetiva das candidaturas femininas. Em conjunto com as demais instituições aderentes, o TRE-PR desenvolveu ações para o controle e a fiscalização do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e da propaganda eleitoral gratuita.

 -Seminários: em 2024, o TRE-PR realizou eventos com o tema "Violência política de gênero: precisamos falar sobre isso". As edições aconteceram em Curitiba, Londrina, Guarapuava, Umuarama, Ponta Grossa e Cascavel. O objetivo foi buscar estratégias para incentivar e garantir a participação das mulheres no poder.

- Protocolo de Intenções nº 04/2024: buscou unir esforços de diversas instituições para incentivar a participação política das mulheres e o lançamento de candidaturas femininas, resguardar o cumprimento das normas eleitorais atinentes às cotas de gênero, fiscalizar as campanhas eleitorais e atuar na prevenção, na repressão, no combate e no pronto encaminhamento das infrações eleitorais e penais eleitorais verificadas, em especial que configurem violência política contra a mulher.

Presenças

Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e da doutora Symara Motter, compuseram a mesa de honra do evento a deputada estadual Ana Júlia (organizadora da audiência); a vice-presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-PR e integrante do Coletivo Todas da Lei, Daiana Allessi Nicoletti Alves; a professora e doutora em Direito do Estado Desiree Salgado; as advogadas Tailaine Cristina Costa e Marilda Ribeiro; a deputada federal Carol Dartora; e as vereadoras Camilla Gonda, de Curitiba, e Miss Preta, de Pinhais. 

Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep)

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.