Melhorias na acessibilidade nos locais de votação para as Eleições 2026 mobilizam entidades
Reunião com o Governo do Paraná contou com a participação de representantes do TRE-PR, do TJPR, do MPPR e do TCE-PR

Nesta quarta-feira (9), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou de uma reunião com o governador em exercício, Darci Piana, e com representantes estaduais do Tribunal de Justiça (TJPR), do Ministério Público (MPPR) e do Tribunal de Contas (TCE-PR). O encontro, que faz parte do “Projeto Inclusão: Mãos à Obra”, teve como objetivo estudar melhorias e mudanças viáveis de acessibilidade nos locais de votação situados em colégios estaduais para as Eleições Gerais de 2026.
Durante o encontro, realizado no Palácio do Governo, em Curitiba, a Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) do TRE-PR destacou que dos 2.200 colégios estaduais utilizados como locais de votação do Paraná, 40 contam com problemas mais graves de infraestrutura, dificultando o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O mapeamento foi realizado pelo setor em parceria com os Cartórios Eleitorais do estado.
“Projeto Inclusão: Mãos à Obra”
A reunião desta quarta-feira (9) faz parte do “Projeto Inclusão: Mãos à Obra”, de iniciativa do TRE-PR, por intermédio do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Liods-PR). A iniciativa visa realizar o diagnóstico dos locais de votação que precisam ser adaptados para o cumprimento dos requisitos de acessibilidade, formular propostas de adaptação a serem apresentadas às instituições públicas e desenvolver metodologia de trabalho integrada.
O projeto é fundamentado em uma pesquisa realizada com mais de 2 mil pessoas, entre mesários com deficiência, eleitores, coordenadores de acessibilidade e chefes de Cartório Eleitoral. No mês de junho, o TRE-PR - em parceria com o MPPR, o TCE-PR e o TJPR - realizou uma ação de Design Thinking com a participação de pessoas com deficiência, que teve como propósito identificar, propor e elaborar soluções inovadoras para problemas relacionados à acessibilidade nos locais de votação.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e do governador em exercício, estiveram presentes o presidente do TCE-PR, doutor Ivens Zschoerper Linhares; o presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJPR, desembargador Luciano Campos de Albuquerque; a procuradora-chefe do Centro de Apoio do MPPR, doutora Mônica Louise de Azevedo; o procurador-geral do Estado do Paraná, doutor Luciano Borges; e a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira.
Também compareceram à reunião o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres; a secretária de Comunicação e Multimídia do TRE-PR, Melissa Diniz Medroni; a assessora de Inovação e Acessibilidade do TRE-PR, Claudia Afanio; o auditor de Controle Externo do TCE-PR, Marcus Vinicius Pazello, representando o Estúdio de Inovação; o diretor-geral da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Fazenda Rio Grande, doutor Maicon Douglas Coimbra; o servidor Diogo Fraga Ferreira, da AIA; o servidor Guilherme França e Silva, da Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do MPPR; e o engenheiro Roberto Luis Fonseca de Freitas, do MPPR.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

