Novos membros da Corte da classe de Juiz de Direito tomam posse no TRE-PR

Cerimônia, transmitida ao vivo pelo YouTube, contou com a presença de autoridades, servidores e familiares das empossadas e do empossado

Fotografia da Corte do TRE-PR na sala de sessões, que tem piso em carpete e paredes beges, com d...

Nesta segunda-feira (7), foi realizada a solenidade de posse dos novos integrantes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Foram empossados, na classe de Juiz de Direito Efetivo, o desembargador eleitoral Osvaldo Canela Júnior e a desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi e, na classe Juiz de Direito Substituto, as desembargadoras eleitorais Adriana de Lourdes Simette e Sandra Bauermann. A cerimônia ocorreu na sala de sessões do TRE-PR, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Fotografia do desembargador eleitoral Osvaldo Canela Júnior falando ao microfone. Ele tem cabelo...

Em seu discurso de posse, o desembargador eleitoral Osvaldo Canela Júnior lembrou que o início da sua atuação no âmbito eleitoral coincidiu com a implementação das urnas eletrônicas, que permitiram a apuração dos resultados de forma mais rápida. O magistrado recordou ainda das mudanças ocorridas nas últimas décadas, como o cadastramento biométrico, a aprovação da Lei da Ficha Limpa e os desafios das notícias falsas e deep fakes. “Vejo nessa trajetória uma lição poderosa. Nossa Justiça Eleitoral evolui em espiral sempre ascendente, cada liberdade conquistada exige novas responsabilidades, cada avanço tecnológico demanda maior ética e cada conquista democrática nos desafia a ir além”, declarou.

Fotografia da desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi falando em um púlpito. Ela tem cabel...

A desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi destacou a sua atuação nas Eleições Municipais de 2024, por meio do Pacto Eleições no Caminho da Paz, do Núcleo de Conciliação em Matéria Eleitoral e do Juízo de Garantias no 1° e no 2° turno. “Reafirmo meu compromisso com o exercício ético, imparcial e dedicado à jurisdição eleitoral, sempre em defesa da democracia e da Constituição”, afirmou. Ela reforçou ainda a necessidade da ampliação da presença feminina nos espaços de decisão, tanto na política quanto no Judiciário, e enfatizou a importância da democracia combativa, marcada pela inclusão, pela diversidade, pelo diálogo e pelo respeito.

Fotografia da desembargadora eleitoral substituta Adriana de Lourdes Simette falando ao microfon...

Na sequência, a desembargadora eleitoral substituta Adriana de Lourdes Simette evidenciou o seu comprometimento com o cargo em que tomou posse e com os colegas de Corte, com advogadas e advogados, com servidoras e servidores, com integrantes do Ministério Público e com os jurisdicionados. “Esperem de mim comprometimento, seriedade, serenidade, imparcialidade e a busca da mais sincera Justiça por meio da aplicação dos ditames constitucionais e legais [...]. Estarei à disposição para atender as demandas que surgirem, para estudar e para evoluir”, concluiu.

Fotografia da desembargadora eleitoral substituta Sandra Bauermann falando em um púlpito. Ela te...

A desembargadora eleitoral substituta Sandra Bauermann salientou que a posse desta segunda-feira (7) representa um avanço institucional com relação à paridade de gênero no Poder Judiciário, destacando a importância da igualdade na ocupação dos espaços de poder, da eliminação da discriminação e da ampliação dos direitos das mulheres, que querem votar, ser eleitas e participar da formulação de políticas públicas em todos os níveis. “A Justiça Eleitoral, por sua natureza e essência democrática e republicana, é o primeiro lugar a se exigir que esses valores se materializem”, disse.

Designações

Ao final do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, nomeou o desembargador eleitoral Osvaldo Canela Júnior para exercer o cargo de diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e a desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi como ouvidora-geral. As desembargadoras eleitorais substitutas Adriana de Lourdes Simette e Sandra Bauermann foram anunciadas como responsáveis pela propaganda eleitoral, designação que ocorrerá oficialmente em dezembro deste ano.

Presenças

Participaram da solenidade o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente e corregedor do Tribunal desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; a desembargadora eleitoral substituta Tatiane de Cássia Viese; os desembargadores eleitorais substitutos Luciano Carrasco Falavinha Souza; Marcel Guimarães Rotoli de Macedo; o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy; e a diretora-geral do Tribunal, Solange Maria Vieira.

Estiveram presentes os ex-presidentes do TRE-PR, desembargadores Tito Campos de Paula, Gilberto Ferreira, Adalberto Jorge Xisto Pereira, Luiz Taro Oyama e Jucimar Novochadlo; os ex-membros da Corte do TRE-PR, o desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa Neto e os doutores Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz, Júlio Jacob Junior e Thiago Paiva dos Santos; os ex-membros substitutos da Corte do TRE-PR, doutores Roberto Aurichio Junior e Carlos Mauricio Ferreira; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Célio Horst Waldraff; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivens Linhares; o procurador-geral do estado do Paraná, doutor Luciano Borges, que representou o Governo do Paraná; a juíza Cristiane Santos Leite, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargadora Lidia Maejima; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), doutora Graciela Iurk Marins; o juiz da 4ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, doutor Marcelo Mazzali; e a juíza da 176ª ZE de Curitiba, doutora Cristina Trento.

Compareceram ainda ao evento as desembargadoras Joeci Machado Camargo, Lilian Romero, Renata Estorilho Baganha e Jaqueline Allievi; os desembargadores Fábio Haick Dalla Vecchia, Carlos Mansur Arida, Laertes Ferreira Gomes, Ramon de Medeiros Nogueira, Sérgio Luiz Kreuz, Eduardo Novacki, Espedito Reis do Amaral, Luiz Cezar Nicolau, José Laurindo de Souza Netto e Evandro Portugal; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), doutor Frederico Mendes Júnior; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), doutor Marcel Ferreira dos Santos; a diretora-geral da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Rafaela Somma; o doutor Gustavo Swain Kfouri, representando o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP); o doutor Luiz Paulo Muller Franqui, representando o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE); e o doutor Paulo Roberto Ferraz, representando a Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR. 

Também participaram da solenidade o diretor-geral da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jamil Abdanur Júnior; a chefe de gabinete da Controladoria-Geral do Estado do Paraná, Carla Fernandes Araujo Demchuk; a procuradora-geral do município de Curitiba, Vanessa Volpi Bellegard Palacios; o magistrado Leo Henrique Furtado Araújo; a doutora Patricia de Fucio Lages de Lima; o doutor Walter Barbosa Bittar; o assessor jurídico Afonso Ricardo Ribeiro; a advogada Rafaela Küster; o auditor fiscal da Receita Federal Francisco Horst Bignardi Reinhardt; e o ex-vereador de Curitiba, Mauro Bobato.

Trajetórias na Justiça Eleitoral

Vanessa Jamus Marchi

Foi juíza eleitoral da 119ª ZE de Curiúva (2003-2004), da 25ª ZE de Cambará (2004-2006), da 58ª ZE de Bandeirantes (2007-2009) e da 178ª ZE de Curitiba (2022-2024). No ano passado, foi designada juíza de cooperação para o 1° grau no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná. Também compôs o Comitê de Gestão Estratégica e Riscos do TRE-PR.

Osvaldo Canela Júnior

Iniciou sua carreira na Justiça Eleitoral em 1996 como juiz da 18ª ZE de Jaguariaíva, onde atuou até 1999. Foi juiz eleitoral da 72ª ZE de Paranavaí (2000-2001), da então 138ª ZE de Paranavaí (2003-2005) e da 8ª ZE de São José dos Pinhais (2012-2013 e 2013-2015).

Adriana de Lourdes Simette

Foi juíza eleitoral da 7ª ZE de Cerro Azul (2001-2002), da 39ª ZE de Reserva (2002-2003), da 69ª ZE de Francisco Beltrão (2004-2006) e da 174ª ZE de Curitiba (2020-2022). Em 2020, foi designada para presidente da Comissão de Estudos para Implementação do Projeto Mulheres na Política da Justiça Eleitoral do Paraná. No ano seguinte, foi nomeada presidente da Comissão Mulheres na Política no âmbito do TRE-PR.

Sandra Bauermann

Atuou como juíza eleitoral na 125ª ZE de Terra Roxa (1997-1998), na 75ª ZE de Toledo (1998-1999), na 148ª ZE de Toledo (2000-2001), na 75ª ZE de Toledo (2001-2002) e na 185ª ZE de Cascavel (2004-2005).



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.