Membros da Corte da classe Juiz de Direito despedem-se do TRE-PR nesta sexta-feira (4)
Cerimônia, transmitida ao vivo pelo YouTube, contou com a presença de autoridades, servidores e familiares dos homenageados

Nesta sexta-feira (4), durante sessão de julgamento transmitida ao vivo pelo YouTube, os juízes membros da Corte Eleitoral paranaense desembargadores eleitorais Anderson Ricardo Fogaça e Guilherme Frederico Hernandes Denz despediram-se do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em razão do término de seus biênios. Os magistrados ocupavam a vaga de Juiz de Direito efetivo desde o dia 5 de julho de 2023.
Na sessão solene, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson ressaltou as atuações do doutor Anderson Ricardo Fogaça à frente da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e do doutor Guilherme Frederico Hernandes Denz como juiz-ouvidor, com a promoção de encontros nacionais em seus respectivos setores. “Os senhores engrandeceram o nome do TRE-PR”, parabenizou o presidente.
Segundo o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, os juízes membros da Corte destacaram-se pela responsabilidade e ética nos julgamentos e pela boa convivência com os colegas. Em seu discurso, citou Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis’. Vocês dois são incomparáveis”.
O membro da Corte do TRE-PR Guilherme Frederico Hernandes Denz definiu como um “privilégio” ter participado da Gestão 2024/2025 do TRE-PR, segundo ele marcada pelo compromisso social, com projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência, à paz nas eleições e ao combate à violência de gênero. “Confesso que encerro este mandato com certa tristeza, uma mistura de nostalgia por tudo o que vivi e de saudade antecipada pelo ambiente fraterno que deixarei. Mas o que permanecerá, sem dúvida, serão os momentos de júbilo, de amizades cultivadas, de aprendizados adquiridos e do privilégio de ter convivido com pessoas tão inspiradoras”, declarou.
Em seu discurso, o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça destacou a sua atuação como diretor-executivo da EJE-PR, ressaltando que, durante a sua gestão, foi promovida a maior capacitação da história do TRE-PR voltada a magistradas e magistrados. Também mencionou a realização do XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE) e a continuidade aos projetos de cidadania Parlamento Jovem e Eleitor do Futuro. “Saio com o sentimento de plenitude e respeito pela missão que me foi confiada. A Justiça Eleitoral, com todas as suas singularidades, mostrou-se um espaço onde o direito, a ética e o compromisso com a democracia se encontram e se renovam constantemente. Levo comigo, além dos processos julgados e dos projetos executados, os encontros humanos que marcaram esse tempo”, concluiu.
Homenagens
A equipe da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, representada por seu coordenador-executivo, Domício Prates Ribeiro Filho, homenageou o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça pelos trabalhos à frente da EJE-PR com a entrega de uma placa de agradecimento. “Sua gestão foi marcada pelo compromisso com o aprimoramento da educação eleitoral e o fortalecimento da cidadania”, ressaltou Domício.
Os desembargadores eleitorais Anderson Ricardo Fogaça e Guilherme Frederico Hernandes Denz também foram homenageados com a entrega de uma placa de agradecimento por representantes do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR).
Presenças
Além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, do desembargador Luiz Osório Moraes Panza e dos membros da Corte do TRE-PR Anderson Ricardo Fogaça e Guilherme Frederico Hernandes Denz, participaram da solenidade a desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; a desembargadora eleitoral substituta Tatiane de Cássia Viese; e o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.
Também estiveram presentes na cerimônia o ex-juiz membro da Corte do TRE-PR, doutor Júlio Jacob Junior, representando o Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje); o desembargador substituto do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Davi Almeida; a diretora de Comissões da OAB-PR, doutora Emma Roberta Palú Bueno; o vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR, doutor Roosevelt Arraes; e as doutoras Marcela Senise de Oliveira Martins e Maitê Marrez, membras da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR.
Compareceram ainda o advogado Guilherme de Salles Gonçalves, representando a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep); as advogadas Nahomi Helena de Santana e Tailaine Cristina Costa e os advogados Luiz Paulo Muller Franqui e Waldir Franco Félix Júnior,representando o Iprade; a diretora-geral do TRE-PR em exercício, Daniele Cristine Forneck Franzini; além de advogadas, advogadas, familiares e amigos dos homenageados.
Trajetórias
Anderson Ricardo Fogaça
Graduado desde 2002, o doutor Anderson Ricardo Fogaça é mestre em Direito pelo Centro Universitário Internacional e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Iniciou sua carreira no serviço público como motorista do Ministério Público, em 1998. Entre 1999 e 2005, foi servidor da Justiça Federal em Ponta Grossa, Paranavaí e Curitiba.
Na magistratura, tornou-se juiz substituto em 2005. Foi juiz eleitoral nas comarcas de Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Piraquara e, em 2015, juiz suplente do TRE-PR. Desde então, exerce a jurisdição como desembargador substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Atualmente, é professor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR).
Guilherme Frederico Hernandes Denz
Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o doutor Guilherme Frederico Hernandes Denz atuou na Seção Judiciária de Loanda, na Comarca de Cerro Azul, na Vara Criminal e Anexos da Comarca de São Mateus do Sul, na 3ª Vara Cível da Comarca de Ponta Grossa, no Foro Central da Comarca de Curitiba e na 1ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Curitiba.
Iniciou a atuação institucional no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) em 2012 como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, órgão em que também exerceu a função de ouvidor substituto (2013-2014) e, posteriormente, ouvidor-geral (2014-2015). No TRE-PR, foi juiz da 7ª Zona Eleitoral (ZE) de Cerro Azul e da 198ª ZE de Ponta Grossa, com atuações em eleições municipais e gerais.
Membros substitutos
Nesta sexta-feira (4), também despediram-se da Corte do TRE-PR, devido ao término de seus biênios, a desembargadora eleitoral Andrea Fabiane Groth Busato e o desembargador eleitoral Plinio Augusto Penteado de Carvalho. Eles ocuparam a vaga de Juiz de Direito substituto de 5 de julho de 2023 a 4 de julho de 2025.
Posse dos novos membros
Na segunda-feira (7), a partir das 17h30, será realizada, na sala de sessões do edifício-sede, a solenidade de posse dos novos desembargadores eleitorais da Corte do TRE-PR. Serão empossados, na classe Juiz de Direito Efetivo, o doutor Osvaldo Canela Júnior e a doutora Vanessa Jamus Marchi e, na classe Juiz de Direito Substituto, a doutora Adriana de Lourdes Simette e a doutora Sandra Bauermann.
SERVIÇO
Sessão solene de posse dos novos membros da Corte do TRE-PR
Data: 7 de julho (segunda-feira)
Horário: 17h30
Local: sala de sessões, no edifício-sede do TRE-PR
Endereço: Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho (Curitiba - PR)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube