TRE-PR acompanha posse de vereadores mirins em Londrina nesta terça-feira (24)

O presidente Sigurd Roberto Bengtsson, juízes eleitorais e chefes de Cartórios participaram da cerimônia, realizada na Câmara Municipal

Fotografia em que aparecem autoridades e estudantes eleitos pelo projeto Parlamento Jovem, posan...

Na manhã desta terça-feira (24), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou da cerimônia de posse das vereadoras e dos vereadores mirins eleitos pelo projeto Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Londrina.

Fotografia em que aparecem dois homens e uma mulher sentados à mesa do plenário da Câmara de Lon...

De acordo com o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o projeto Parlamento Jovem é um incentivo para as jovens e os jovens estudantes começarem a participar do processo eleitoral: “as grandes mudanças da sociedade se fazem no parlamento. As grandes questões de Londrina são enfrentadas na Câmara de Vereadores. Aqui é a casa do povo”.

Fotografia em que aparecem dois homens e uma mulher sentados à mesa do plenário da Câmara de Lon...

O chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Frederico Rafael Martins de Almeida, foi homenageado durante o evento por ter sido vereador mirim em Londrina em 1990. “O projeto Parlamento Jovem conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Câmaras Municipais e dos Cartórios Eleitorais do estado do Paraná. Com isso, os estudantes passam por todas as etapas de uma campanha eleitoral nas escolas, que elegem seus representantes, e esses representantes são recebidos nas Câmaras Municipais para um mandato mirim, que resulta muitas vezes em projetos de lei”, explica o servidor do TRE-PR.

Presenças

Além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson e do servidor Frederico Almeida, também estiveram presentes na cerimônia o juiz da 146ª  Zona Eleitoral (ZE) de Londrina, doutor Marcus Renato Nogueira Garcia; o juiz da 157ª ZE de Londrina, doutor Mauro Henrique Veltrini Ticianelli; o chefe do Cartório da 41ª ZE de Londrina, Anderson Dário Pinto da Silva; a chefe do Cartório da 42ª ZE de Londrina, Vivian Tiemi Yamamoto; a chefe do Cartório da 146ª ZE de Londrina, Jacqueline Piton Volpi; o chefe do Cartório da 157ª ZE de Londrina, Willian Gallera Garcia; e os servidores da 146ª ZE Luciana Maria Fetter e Marcelo  Vertuan Manganaro.

Agenda

Ainda nesta terça-feira (24), os representantes da Justiça Eleitoral do Paraná participarão das cerimônias de posse das vereadoras e dos vereadores mirins nas Câmaras Municipais de Assaí (às 15h) e Telêmaco Borba (às 19h30).

Parlamento Jovem 

O projeto Parlamento Jovem, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) por intermédio da EJE-PR, tem como objetivo promover o exercício da cidadania e despertar nos estudantes o interesse pela participação política e pelo processo democrático. Para isso, propõe a vivência de um pleito eleitoral e de um mandato legislativo.

Em 2025, o projeto mobilizou mais de 42 mil estudantes de 64 municípios paranaenses. A ação ainda envolveu professores, técnicos da educação e servidores da Justiça Eleitoral em todas as regiões do estado.

As etapas do projeto

  • Registro de candidatura: As alunas e os alunos que desejam se candidatar ao cargo de vereador mirim devem se filiar a partidos fictícios. As candidaturas são registradas junto ao TRE-PR por meio do envio de uma planilha com os nomes das candidatas e dos candidatos.
  • Elaboração de propostas: As propostas de campanha dos candidatos devem contemplar pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Propaganda eleitoral: As eleitoras e os eleitores podem divulgar suas candidaturas e propostas. Existem regras específicas para a campanha, como a proibição de distribuição de brindes, uso de som alto, participação de celebridades, divulgação de notícias falsas, ofensas/palavrões e compra/venda de votos. É permitido o uso de bótons, adesivos e entrega de fôlderes e cartazes.
  • Debates: As estudantes e os estudantes aprendem a falar em público, respeitar opiniões diferentes e dialogar.
  • Votação em urnas oficiais: A eleição ocorre em urnas eletrônicas, utilizando Títulos Eleitorais fictícios e seguindo procedimentos análogos aos de uma eleição oficial. As mesárias e os mesários são estudantes indicados pela escola.
  • Apuração dos votos: Os votos são apurados após a votação.
  • Diplomação dos eleitos: A diplomação é o momento em que a Justiça Eleitoral concede o diploma ao candidato eleito, declarando-o apto a tomar posse como vereador mirim. A cerimônia é realizada preferencialmente no Fórum Eleitoral e devem ser diplomados no mínimo dois suplentes.
  • Posse e exercício do mandato: As alunas e os alunos eleitos são empossados simbolicamente como vereadores mirins, atuando nas Câmaras Municipais com mandatos fictícios. Durante o mandato, as estudantes e os estudantes recebem formação sobre as atribuições de um vereador, o funcionamento das comissões e a elaboração de projetos de lei. Ao final do mandato, podem apresentar uma proposta de lei em sessão plenária.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.