1° FestLabs Sul encerra-se com palestras e oficinas voltadas à inovação
Encontro foi realizado em Foz do Iguaçu (PR), nesta quinta (8) e sexta-feira (9)

Nesta sexta-feira (9), ocorreu o segundo e último dia do 1° FestLabs Sul, que reuniu representantes de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento, realizado em Foz do Iguaçu (PR), teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os órgãos da Justiça, fomentar o intraempreendedorismo e aprimorar os serviços prestados à sociedade.
Pela manhã, o analista de sistemas e especialista em segurança cibernética do Parquetec Itaipu, Wilson Kihara, ministrou palestra sobre segurança cibernética, inovações e inteligência artificial (IA). Na sequência, a servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) Palmyra Farinazzo Reis Repette deu continuidade à oficina “Modelo de avaliação para o desenvolvimento de projetos em laboratórios de inovação (teoria e prática)”, iniciada no dia anterior.
A programação seguiu com o painel “Colabora Sul”, um momento de colaboração entre os participantes dos laboratórios de inovação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O responsável pela dinâmica foi o servidor Caio Nogara Andreatta, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9).
No período da tarde, a gestora do laboratório de inovação da Justiça Federal do Paraná, Márcia Ditzel, conduziu um networking de Parcerias e a chefe do Núcleo Liods do TRE-PR, Samantha Balduino dos Santos Ferst, realizou uma dinâmica com os participantes.
O evento se encerra com uma visita ao Parquetec Iguaçu, com início às 18h.
Presenças
Pelo TRE-PR, estiveram presentes o presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o juiz-membro da Corte e coordenador do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods-PR), desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; o secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar Jose Fernandes de Deus; o coordenador de Comunicação Social, Márcio Carvalho Jardim; a assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio; o assessor de Projetos de Inovação, Alex Pinheiro das Graças; a chefe do Núcleo Liods, Samantha Balduino dos Santos Ferst; e a colaboradora Thami Joanna Nascimento.
Dia anterior
Na quinta-feira (8), pela manhã, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou da solenidade de abertura. Na ocasião, ele destacou que o evento busca proporcionar uma conversa produtiva entre os participantes. Segundo o desembargador, “a inovação só serve se for direcionada ao jurisdicionado”.
Após a abertura, foram realizadas as palestras “Perspectivas da Inovação no Poder Judiciário”, ministrada pela conselheira Daniela Madeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e “O desenvolvimento do Intraempreendedorismo no âmbito Público Federal”, proferida pela diretora-geral do Senado Federal, doutora Ilana Trombka.
Em seguida, ocorreu a apresentação de boas práticas, com a participação dos juízes Fábio Porto, Valter Shuenquener e Alexandre Libonati (CNJ); do juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Laboratório de Inovação (Linova) do TRF4, doutor Rodrigo Trindade; e do secretário-geral de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJRJ), doutor Daniel Haab.
À tarde, representantes do TRE-PR participaram da primeira parte da oficina “Modelo de avaliação para o desenvolvimento de projetos em laboratórios de inovação (teoria e prática)”, que teve como facilitadora Palmyra Farinazzo Reis Repette, servidora do TRE-SC.
O evento
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro - organizado pelo TRE-PR, pelo TJPR, pelo TRT9 e pela Justiça Federal do Paraná, com apoio da Itaipu Parquetec - faz parte do calendário oficial do Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs).
A iniciativa segue as diretrizes do CNJ, que orienta os tribunais a promoverem espaços permanentes de experimentação e soluções criativas, e está alinhado à Agenda 2030 da ONU e ao Plano Estratégico do Poder Judiciário, especialmente no que diz respeito à construção colaborativa de políticas públicas.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube