1° FestLabs Sul encerra-se com palestras e oficinas voltadas à inovação

Encontro foi realizado em Foz do Iguaçu (PR), nesta quinta (8) e sexta-feira (9)

Fotografia de homens e mulheres posando sorrindo com os braços abertos. Algumas pessoas aparecem...

Nesta sexta-feira (9), ocorreu o segundo e último dia do 1° FestLabs Sul, que reuniu representantes de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento, realizado em Foz do Iguaçu (PR), teve como objetivo fortalecer a cooperação entre os órgãos da Justiça, fomentar o intraempreendedorismo e aprimorar os serviços prestados à sociedade.

Pela manhã, o analista de sistemas e especialista em segurança cibernética do Parquetec Itaipu, Wilson Kihara, ministrou palestra sobre segurança cibernética, inovações e inteligência artificial (IA). Na sequência, a servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) Palmyra Farinazzo Reis Repette deu continuidade à oficina “Modelo de avaliação para o desenvolvimento de projetos em laboratórios de inovação (teoria e prática)”, iniciada no dia anterior.

A programação seguiu com o painel “Colabora Sul”, um momento de colaboração entre os participantes dos laboratórios de inovação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O responsável pela dinâmica foi o servidor Caio Nogara Andreatta, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9).

Fotografia em que aparecem, em primeiro plano, pessoas em pé diante de flipcharts, segurando bex...

No período da tarde, a gestora do laboratório de inovação da Justiça Federal do Paraná, Márcia Ditzel, conduziu um networking de Parcerias e a chefe do Núcleo Liods do TRE-PR, Samantha Balduino dos Santos Ferst, realizou uma dinâmica com os participantes.

O evento se encerra com uma visita ao Parquetec Iguaçu, com início às 18h.

Presenças

Pelo TRE-PR, estiveram presentes o presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o juiz-membro da Corte e coordenador do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods-PR), desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; o secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar Jose Fernandes de Deus; o coordenador de Comunicação Social, Márcio Carvalho Jardim; a assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio; o assessor de Projetos de Inovação, Alex Pinheiro das Graças; a chefe do Núcleo Liods, Samantha Balduino dos Santos Ferst; e a colaboradora Thami Joanna Nascimento.

Dia anterior

Na quinta-feira (8), pela manhã, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou da solenidade de abertura. Na ocasião, ele destacou que o evento busca proporcionar uma conversa produtiva entre os participantes. Segundo o desembargador, “a inovação só serve se for direcionada ao jurisdicionado”.

Após a abertura, foram realizadas as palestras “Perspectivas da Inovação no Poder Judiciário”, ministrada pela conselheira Daniela Madeira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e “O desenvolvimento do Intraempreendedorismo no âmbito Público Federal”, proferida pela diretora-geral do Senado Federal, doutora Ilana Trombka.

Em seguida, ocorreu a apresentação de boas práticas, com a participação dos juízes Fábio Porto, Valter Shuenquener e Alexandre Libonati (CNJ); do juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Laboratório de Inovação (Linova) do TRF4, doutor Rodrigo Trindade; e do secretário-geral de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro (TJRJ), doutor Daniel Haab.

À tarde, representantes do TRE-PR participaram da primeira parte da oficina “Modelo de avaliação para o desenvolvimento de projetos em laboratórios de inovação (teoria e prática)”, que teve como facilitadora Palmyra Farinazzo Reis Repette, servidora do TRE-SC.

O evento

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o encontro - organizado pelo TRE-PR, pelo TJPR, pelo TRT9 e pela Justiça Federal do Paraná, com apoio da Itaipu Parquetec - faz parte do calendário oficial do Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs).

A iniciativa segue as diretrizes do CNJ, que orienta os tribunais a promoverem espaços permanentes de experimentação e soluções criativas, e está alinhado à Agenda 2030 da ONU e ao Plano Estratégico do Poder Judiciário, especialmente no que diz respeito à construção colaborativa de políticas públicas.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido