Ações de inclusão do TRE-PR são apresentadas durante cerimônia na Alep
A diretora-geral do Tribunal, Solange Maria Vieira, representou o presidente Sigurd Roberto Bengtsson no evento

Na noite desta quinta-feira (29), a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Solange Maria Vieira, representando o presidente Sigurd Roberto Bengtsson, apresentou as ações do TRE-PR voltadas às pessoas com deficiência (PcD) durante o evento “Agentes de Mudança: Celebrando o Compromisso com a Inclusão”, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Segundo ela, a inclusão é um dos pilares da Gestão 2024/2025 do TRE-PR, que tem promovido uma série de iniciativas para superar as barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais nas eleições, visando garantir a acessibilidade de todas as pessoas. “Nosso foco é o eleitor e também o candidato e o mesário com deficiência”, enfatizou.
A diretora-geral do TRE-PR mencionou, entre as ações realizadas pelo TRE-PR, a visita a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) para promover o alistamento, a regularização e a transferência do Título Eleitoral; a disponibilização de um manual para produção de documentos acessíveis e de uma cartilha para guiar quem trabalha nas eleições a auxiliar pessoas com deficiência no exercício do voto; e capacitações para incentivar PcD a se candidatarem nas eleições.
Durante o evento, a representante da Justiça Eleitoral paranaense ressaltou ainda que o Paraná foi o estado com maior número de PcD atuando como mesárias nas Eleições 2024. Foram2.052 nomeadas e nomeados, o que representa 32,3% do total no país. “Permanecemos firmes em nosso propósito de garantir que quem possui uma deficiência ou mobilidade reduzida possa utilizar espaços, serviços, informações e tecnologias de forma segura, autônoma e em igualdade de condições com as outras pessoas”, concluiu.

Homenagens
O evento “Agentes de Mudança: Celebrando o Compromisso com a Inclusão” teve como propósito homenagear cidadãs e cidadãos que fazem a diferença na promoção do respeito, da dignidade de pessoas neurodivergentes no Paraná. Ao todo, mais de 90 pessoas foram condecoradas, entre profissionais da educação e da saúde, especialistas, advogados, policiais, gestões, voluntários e instituições.
A influenciadora e embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que tem síndrome de Down e autismo, foi uma das homenageadas da noite. Na Justiça Eleitoral do Paraná, ela atua para incentivar a participação de pessoas com deficiência nas eleições como eleitoras e mesárias, além de valorizar a diversidade e a inclusão no processo democrático.
Fotos: Assembleia Legislativa do Paraná
Com informações da Alep
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

