Conheça as ações de inclusão digital do TRE-PR

Nesta quinta-feira (15), é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

Fotografia de um menino com síndrome de Down usando um tablet. Ele tem cabelos castanhos, veste ...

Nesta quinta-feira (15), é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, com o objetivo de alertar a sociedade para que todos falem, pensem e aprendam sobre a inclusão digital e os diferentes tipos de usuários, incluindo as pessoas com deficiência (PcD). 

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), é comemorada anualmente na terceira quinta-feira do mês de maio. O objetivo da campanha é atrair comunidades de design, desenvolvimento e usabilidade, bem como instituições e pessoas que criam, influenciam e apoiam financeiramente a indústria de tecnologia.

Atualmente, as inovações digitais estão presentes em diversas dimensões do cotidiano das pessoas, como o trabalho, a educação, a saúde, a comunicação e a cultura. As pessoas com deficiência, a exemplo de toda a população, devem ter assegurado o pleno acesso aos recursos tecnológicos, pois a participação on-line possibilita uma vida independente e ativa socialmente.

A acessibilidade digital tem como propósito garantir que todas as pessoas possam acessar, compreender e utilizar os conteúdos, interagindo com eles e contribuindo para a sua produção. Entre as medidas que podem facilitar o acesso no ambiente on-line estão a descrição de imagens que transmitem conteúdo, a utilização de links com textos explicativos, o uso de linguagem simples e as alternativas para áudio e vídeo (como legendas, transcrição textual, audiodescrição etc.).

Eleitorado com deficiência

No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas possuem alguma deficiência (8,9% de toda a população), conforme os dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as 8.667.376 pessoas aptas a votar no Paraná, 98.277 (1,13%) declararam ter algum tipo de deficiência, segundo dados de abril de 2025 do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tipos de deficiência
Eleitorado paranaense (abril de 2025)

Deficiência de locomoção

53.324

36,02%

Deficiência visual

19.780

13,36%

Deficiência auditiva

10.184

6,88%

Dificuldade para o exercício do voto

5.268

3,56%

Outros

59.492

40,18%


Acessibilidade no TRE-PR

A inclusão é um dos pilares da gestão 2024/2025 do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que realizou uma série de ações com o objetivo de promover a superação de barreiras arquitetônicas, tecnológicas, atitudinais, entre outras. Confira algumas das iniciativas no ambiente digital:

📘Manual de Acessibilidade Digital: utilizado como guia para documentos da Justiça Eleitoral, trazendo orientações para produção de arquivos de texto, apresentações de slides, planilhas, digitalizações e PDFs acessíveis.

📖Cartilha de Acessibilidade: tem como finalidade orientar sobre acessibilidade nas eleições, as formas de redução de barreiras nos locais de votação e o exercício do voto de pessoas com deficiência.

📙Cartilha Linguagem Cidadã: apresenta orientações para que textos, artes, vídeos e roteiros de eventos sejam elaborados de maneira simples, clara e inclusiva de modo a possibilitar às pessoas encontrar facilmente o que procuram, compreender o conteúdo e usar as informações, sem a necessidade de reler o mesmo documento várias vezes ou pedir ajuda de terceiros.

💻Conteúdos acessíveis: as sessões de julgamento e os eventos promovidos pelo TRE-PR são realizados com a participação de intérpretes de língua brasileira de sinais (Libras). As redes sociais possuem descrições de imagens, assim como o portal, que também conta com o Rybená (recurso de tradução para Libras ou leitura mediante voz sintética).

📝Curso on-line: a capacitação “Candidaturas com Acessibilidade e Inclusão - um Caminho Necessário para a Igualdade” visa transmitir conhecimentos sobre as eleições e propor soluções viáveis para aumentar o número de candidaturas de PcD. 

⚖️“Registro de candidaturas acessível”: visa facilitar o acesso de PcD às informações necessárias para participar das eleições como candidatas. Por meio de um vídeo com áudio, legenda e tradução para Libras, foram apresentados os principais capítulos da Resolução n° 23.609/2019, que aborda temas como convenções partidárias, condições de elegibilidade e registros de candidaturas.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido