Justiça Eleitoral do Paraná atende eleitores da comunidade Tibicanga, em Guaraqueçaba, nesta sexta-feira (30)
Ação integra as atividade do projeto Aproxima, de iniciativa da Justiça Federal do Paraná

Nesta sexta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) prestou atendimento ao eleitorado da comunidade do Tibicanga, no município de Guaraqueçaba, no litoral do estado. A ação, que ocorreu das 9h30 às 16h, integra o Projeto Aproxima, de iniciativa da Justiça Federal do Paraná (JFPR), que tem como objetivo realizar atendimento integrado e humanizado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, de forma que elas tenham acesso facilitado a serviços públicos essenciais e a direitos básicos. O programa conta com apoio de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
A equipe da Justiça Eleitoral do Paraná, composta pelo juiz da 6° Zona Eleitoral de Antonina, doutor Jonathan Cheong, pela chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Ogawa, e pela contratada que atua na Seção de Gestão de Urnas (SGU) Jéssica Sartorelli, ofertou diversos serviços eleitorais para 64 famílias que moram na região e para moradoras e moradores de outras comunidades próximas. A população pode realizar a emissão, a revisão e a transferência do Título de Eleitor, além de obter certidões, como a de filiação partidária e a de negativa de alistamento.
Marycilah de Souza Araujo, moradora da comunidade de Ilha Rasa, aproveitou a ação para atualizar o Título de Eleitor e realizar o cadastro da biometria. “Na hora de votar, tinha que assinar o caderno de votação, mas com a digital fica bem mais fácil”, afirmou.
O juiz da 6° Zona Eleitoral de Antonina comentou sobre a ação realizada na comunidade: “Tivemos a satisfação de vencer mais uma etapa desse processo de fortalecimento da democracia, facilitando o acesso de mais uma comunidade situada em localidade remota a serviços como alistamento, transferência e regularização dos Títulos, promovendo, assim, a inclusão e a dignidade dos seus moradores. A Justiça Eleitoral tem como missão fundamental não apenas organizar as eleições, mas também assegurar que cada eleitor tenha voz e acesso aos seus direitos”.
Projeto Aproxima
A primeira e a segunda fase do projeto aconteceram em 2024, quando 965 famílias foram atendidas em comunidades vulneráveis do litoral do Paraná. Realizaram-se acordos judiciais, concessões administrativas de benefícios, ajuizamentos de ações, regularização de documentos pessoais e de cadastramento no CadÚnico, fornecimento de cestas básicas e agendamentos de perícias e de consultas médicas.
No primeiro semestre de 2025, na terceira fase do Projeto, serão atendidas comunidades indígenas, camponesas e caiçaras da Região Metropolitana de Curitiba, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá. O cronograma prevê, até o dia 23 de junho, a realização de mais sete ações, que contarão com a participação do TRE-PR.
Próximos atendimentos
Comunidade do Ararapira
Data: 13 de junho
Ilha de Superagui - Guaraqueçaba
Comunidade indígena Rio Negro
Data: 23 de junho
Rio Negro
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

