Abertura de congresso sobre IA no Judiciário reúne especialistas de todo o país em Curitiba
Evento, que estende-se até sexta-feira (26), apresenta soluções tecnológicas aplicáveis à Justiça Eleitoral

Nesta quarta-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu o primeiro dia do congresso “TRE Inteligente: Desafios e Soluções com Inteligência Artificial”, realizado na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba. O evento, que estende-se até sexta-feira (28), conta com a participação de profissionais e especialistas do mercado para falar sobre os últimos projetos e avanços nos estudos de inteligência artificial (IA) e apresentar soluções aplicáveis à Justiça Eleitoral.
O secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar José Fernandes de Deus, destacou que o evento é uma oportunidade para os tribunais eleitorais de todo o país dialogarem sobre as novas tecnologias aplicadas à inteligência artificial. “Contamos com várias palestras e painéis para discutir como está o andamento da implantação da IA hoje dentro da Justiça Eleitoral brasileira”, declarou.
Programação
Na sequência, a gerente de tecnologia Ana Cristina Mabuchi ministrou uma palestra sobre as estratégias para superar a fragmentação dos ambientes de dados, garantir alta performance no uso de dados para projetos de inteligência artificial e assegurar a proteção dos dados privados, integrando a IA aos fluxos de trabalho corporativos e mantendo flexibilidade em utilizar diferentes modelos de linguagem.
Representantes da empresa de software Oracle exploraram como o uso de agentes de inteligência artificial podem aumentar a produtividade dos usuários do sistema SEI, por meio de diversas ferramentas e estratégias de implementação, sem comprometer a confiabilidade e a segurança do sistema. Em seguida, os secretários de Tecnologia da Informação George Maciel, do TRE-PE, Valdenir Borges Júnior, do TRE-TO, Felipe Britto, do TRE-PA, e Wellerson Rubens de Amarante, do TRE-MG, realizaram um debate sobre os desafios da IA na Justiça Eleitoral.
O assessor em Tecnologias para Inteligência Artificial do TRE-PR, Alex Pinheiro das Graças, ministrou o painel “Como não cair no Hype da Inteligência Artificial”, abordando os projetos de IA construídos sem a devida atenção aos fundamentos básicos de Engenharia de Software. Segundo o palestrante, isso pode levar ao gasto de dinheiro, ao desgaste da equipe e à quebra de expectativa. Na ocasião, ele também destacou algumas ações e princípios para evitar esses percalços.
À tarde, os servidores do TRE do Pará Wagner Miranda, André Reis e Renan Carneiro discorreram a respeito do “MIASEI”, solução desenvolvida em Módulo SEI com aplicação de IA para disponibilizar o resumo de processos ou auxiliar na elaboração de minuta de despacho e informação. Em seguida, Valdenir Borges Júnior explicou sobre a experiência do TRE-TO no uso da IA como ferramenta de apoio às atividades do dia a dia, e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-BA, André Cavalcanti, apresentou o portfólio de produtos de inteligência artificial e de automação implementados pela instituição.
O servidor do TRE-PA Wagner Miranda apresentou a “TranscrevIA”, uma ferramenta informatizada com aplicação de inteligência artificial para transcrição de sessões plenárias, que identifica os interlocutores. Após um momento de networking entre as participantes e os participantes, os secretários André Cavalcanti, Valdenir Júnior e Felipe Britto e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AP, Emanoel Flexa, trataram das vantagens e desvantagens do uso da IA fora das áreas de tecnologia.
Próximos dias
Quinta-feira (27)
O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, realizará a abertura do segundo dia de evento durante apresentação sobre o uso ético da IA. Em continuidade à programação, haverá discussões e palestras sobre a utilização da inteligência artificial na Justiça Eleitoral e o compartilhamento de experiências práticas na implementação de soluções e ferramentas.
Sexta-feira (28)
O último dia do congresso será voltado à discussão de futuras soluções, ferramentas e projetos de inteligência artificial e sua aplicação na Justiça Eleitoral, com profissionais apresentando cenários e tendências do mercado. Também haverá o compartilhamento de experiências e conhecimentos que estão em desenvolvimento e de necessidades atuais ainda não iniciadas.
Serviço
Congresso “TRE Inteligente: Desafios e Soluções com Inteligência Artificial”
Data: 26 a 28 de novembro (quarta a sexta-feira)
Local: Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba
Endereço: Rua João Parolin, n° 55 - Prado Velho
Horário: a partir das 9h
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

