Desembargador eleitoral José Rodrigo Sade participa de palestra sobre inteligência artificial na Alep
O encontro discutiu o uso da IA na administração pública

Nesta terça-feira (4), o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, juiz-membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), participou da palestra “O uso da Inteligência Artificial na administração pública”, promovida pela Assembléia Legislativa do Paraná (Alep) e ministrada pelo desembargador eleitoral do TRE-SP Diogo Rais Rodrigues Moreira.
O palestrante defendeu que é preciso compreender o que é a inteligência artificial e o que a diferencia de outros recursos e tecnologias. “A partir disso, seria possível entender como a IA pode auxiliar os seres humanos”, explicou.
O desembargador do TRE-SP esclareceu que os melhores produtos e as melhores ações são resultados da relação entre o humano e a máquina, não da substituição do humano pela IA: “Tenho defendido que a inteligência artificial é tão boa quanto o humano que a opera, ou seja, a relação entre humano e máquina é o que vai trazer o melhor produto, e não a substituição do humano pela máquina.”
Para o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, a inteligência artificial deve ser utilizada para auxiliar o tempo e o trabalho desenvolvido pelos humanos, de forma ética e responsável. “A IA vem para facilitar o nosso dia a dia, tornando a gestão pública mais efetiva e mais ágil, dando tempo para o gestor público se ocupar de outros assuntos. Mas é importante que a ética venha antes de tudo. Então, eu digo que a IA pode ser um assessor eficiente, mas com a correção do gestor que vai usá-la”, definiu.
Presenças
Também estiveram presentes ao evento o diretor da Escola do Legislativo da Alep, Jeulliano Pedroso; a assessora jurídica Renata Chabowski Desplanches, que representou a Diretoria-Geral da Assembleia; o vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR, doutor Roosevelt Arraes; a relatora da Comissão de Gestão Pública da OAB-PR, doutora Clarice Lopes Guimarães de Araújo; a diretora de Comissões da OAB-PR, doutora Emma Roberta Paulo; e o advogado e professor Luiz Gustavo de Andrade.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

